A Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza, na próxima terça-feira, dia 13, palestras com a temática sobre sexo e religião na Roma antiga, às 18h. As palestras acontecerão no auditório da Faculdade de Letras, próximo à secretaria. O evento marca a aula inaugural do Programa de Pós-graduação e faz parte da VIII Jornada de Estudos Clássicos da UFJF .

As palestras serão ministradas pelos professores Rebecca Langlands, da Universidade de Exeter (Reino Unido) e Martin Tobias Diner, da King’s College, de Londres.

Não é necessário inscrições prévias para participar do evento, mas é recomendado que os interessados cheguem 15 minutos antes do início das palestras. Haverá emissão de certificados de participação para os presentes. O evento terá tradução simultânea do inglês para o português feitas pela professora Carolina Magaldi, com participação da mestranda Giovanna Castro.

A palestra do professor Martin Dinter abordará as simbologias desta interface na Roma Antiga, como o deus Priapo, deus grego da fertilidade, filho de Dioniso e Afrodite, além das deusas virgens Héstia, Ártemis e Atena, cujas representações estão intimamente ligadas à concepção do sagrado e do divino para os romanos.

Já Rebecca Langlands falará sobre os antigos “exempla” romanos, contos heróicos de antepassados que circulavam na memória cultural e funcionavam como uma mensagem moral compartilhada, um recurso comum para aprendizagem e desenvolvimento moral ao longo do curso da vida.

A professora da Faculdade de Letras e organizadora do evento, Charlene Miotti avalia o contexto moral nos estudos de Langlands. “O curioso é que esse status de paradigma moral é construído através de histórias que são, muitas vezes, chocantes, perturbadoras, e até sanguinárias. De fato, a tese da doutora Langlands é que a característica moralmente perturbadora é essencial para a efetividade de sua função social: a promoção do debate em torno de questões morais, esboçando preceitos e limites morais”,

Outras informações: 2102- 3126 (Faculdade de Letras)