dicas_elaborar_projeto_pesquisa_revisao_bibliografica_livros

Além de edital anual, Editora UFJF oferece outras duas modalidades de publicação

A Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instituiu duas novas possibilidades para que pesquisadores e escritores da UFJF possam publicar suas obras. Além do edital anual – com vagas abertas até o dia 15 de março – agora as publicações oriundas de verbas próprias de outras instituições da Universidade (como Programas de Pós-graduação, por exemplo) e que contenham financiamento de agências de fomento à pesquisa ou fundações (como Fapemig, Capes, CNPq etc.) também podem ser contempladas.

Outras instituições da UFJF

No caso de obras oriundas de verbas próprias de outras instituições da UFJF, os originais deverão ser entregues na secretaria da Editora UFJF, acompanhados do formulário do autor, até o dia 31 de maio (quinta-feira) . Após a entrega, os projetos passarão por avaliação para possível publicação, efetuada por pareceristas anônimos designados pelo Conselho Editorial. Todo o gasto dessas obras deverá ser coberto pela verba proveniente da instituição em questão.

Para o diretor da Editora UFJF, professor Dmitri Cerboncini Fernandes, esta nova modalidade traz, principalmente para os Programas de Pós-graduação, “ganhos de uma visualização nacional e até mesmo internacional de seus trabalhos científicos, além de contribuir para um possível aumento de conceito na Capes, haja vista as demandas cada vez mais intensas por publicações por parte de agências reguladoras e financiadoras. Lembramos ainda que livros com tiragem por meio de uma editora universitária geralmente são bem avaliados pela Capes”.

Agências de fomento à pesquisa e fundações

O terceiro tipo de entrada de obras na Editora é por meio de financiamento de agências de fomento à pesquisa ou fundações. Neste caso, os originais podem ser entregues na secretaria da Editora UFJF, que fica na Rua Benjamin Constant, 790, no centro de Juiz de Fora. Os projetos devem ser entregues junto com o formulário do autor e serão recebidos em fluxo contínuo. Após a entrega, também passarão por avaliação por parte do Conselho Editorial, que decidirá pela publicação ou não da obra.

“Tentamos, com isso, agilizar a impressão de trabalhos que contam, muitas vezes, com auxílios cujo prazo de validade é restrito. Desta forma, a Editora UFJF preocupa-se em apoiar os autores que buscaram financiamentos externos para seus projetos, pois sabemos o quão difícil e trabalhoso geralmente é percorrer esse caminho. No mais, por serem obras oriundas de projetos que já passaram por avaliação prévia do órgão financiador, costumam estar bem adiantadas em termos editoriais e com notória qualidade, facilitando o trabalho do Conselho Editorial”, pondera Cerboncini.

O diretor da Editora ainda afirma que, com essas novas formas de publicação, a instituição tenta racionalizar as demandas e atender às expectativas de toda a Universidade, dentro das possibilidades de recurso e pessoal. “Pensamos que, desse modo, a Editora logo mais se recoloque em seu devido patamar, com uma boa quantidade de novas obras de qualidade”.

A Editora

A Editora UFJF foi fundada em 1986 e é, atualmente, um dos mais importantes instrumentos de divulgação da produção científica dentro da Universidade. Seu catálogo reúne cerca de 200 títulos relacionados às mais diversas linhas de pesquisa e ensino existentes na Instituição.

Além dos livros, a Editora publica 18 periódicos, em sua maioria vinculados a programas de pós-graduação da UFJF. O sistema de permuta de revistas entre as universidades possibilita a circulação desses textos acadêmicos.

A afirmação da Editora frente ao mercado editorial vem sendo consolidada, principalmente, pela qualidade de sua produção – tanto no caráter acadêmico quanto no caráter gráfico – e pela sua ampla rede de distribuição, que conta com cerca de 150 pontos em todo o país, além de uma loja virtual.

Outro aspecto importante é a contribuição na formação dos alunos de graduação, através de projetos de treinamento nas áreas de revisão e criação/editoração gráfica. Os resultados conquistados pela Editora são fruto de uma política capaz de conceder independência na publicação e, ao mesmo tempo, autossustentabilidade na geração e na gestão de seus recursos.

Outras informações: (32) 2102-3784 – Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa

(32) 3229-7646 Editora UFJF