Palestra tem objetivo de legitimar a relevância do uso terapêutico dos canabinoides

O Grupo de Apoio a Pais e Profissionais de Pessoas com Autismo (Gappa), em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza nesta sexta-feira, dia 23, a palestra “Uso Terapêutico dos Canabinoides”.  A atividade  gratuita e aberta ao público em geral será ministrada pelo médico e ativista pela legalização do uso medicinal da cannabis, Paulo Fleury Teixeira, às 19h, no anfiteatro das Pró-reitorias.

O professor da Faculdade de Medicina da UFJF e um dos organizadores do evento, Márcio Alves, explica a relevância do debate no âmbito universitário acerca do uso terapêutico dos canabinoides, que  já é realidade nos Estados Unidos, Canadá e Europa.

“A iniciativa pretende tirar da clandestinidade essa temática que é de alta relevância em diversos aspectos. A cannabis foi recentemente incluída como medicamento reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Conselho Federal de Medicina também tem uma resolução recente  sobre como prescrever os canabinoides. Além disso, a pesquisa e a tecnologia em cannabis medicinal têm tido um boom nos últimos dez anos, especialmente após o governo americano e outros países permitirem a continuidade das pesquisas com as substâncias proibidas. As evidências são tantas, principalmente em relação aos canabinoides, que as pessoas se arvoram a utilizar mesmo antes das regulamentações estarem disponíveis. Atualmente, nos Estados Unidos, Canadá, Europa, o uso terapêutico dos canabinoides já é uma realidade. No Brasil, já existem grupos ativistas que conseguiram avanços importantes, como o Grupo Abrace que atua no nordeste.”

Alves acrescenta que o tema da cannabis medicinal está, também, em processo de consulta pública no Senado Federal e  um projeto de lei da senadora Marta Suplicy pretende legalizar o plantio da cannabis para fins medicinais.

Debater, consolidar dados e produzir pesquisas

Após a palestra, haverá debate sobre o assunto com a presença dos professores Paulo Fleury Teixeira, Daniel Pimenta, Márcio Alves; da doutora em Psiconeurobiologia, Sueli Mendonça Netto e da neuropediatra Valéria Modesto Barbosa Leal.

Alves destaca que  os canabinoides têm sido utilizados em inúmeros tratamentos medicinais, inclusive de pessoas autistas. “Por isso estamos montando uma mesa-redonda que vai tecer considerações sobre vários aspectos, no sentido de ajudar os pais de autistas, pacientes com outras condições para as quais a cannabis se mostra vantajosa, e profissionais que cuidam dessas pessoas, a encontrarem acesso com segurança e qualidade ao tratamento indicado. Queremos também acompanhar essas pessoas e produzir conhecimento, pois a pesquisa ainda é pouca. Precisamos consolidar dados e produzir informações a partir desses atendimentos e publicar esses resultados.”

As inscrições para participação na atividade podem ser feitas on-line ou na hora do evento. Não há cobrança de taxas.

Outras informações: marciojm.alves@gmail.com

Assine a newsletter da UFJF.