Imagem2

Da esquerda para a direita: Prof. Fernando Perobelli (UFJF), profa. Suzana Bastos (UFJF), mestrando Ademir Rocha e o prof. André Chagas (USP) – (Foto: arquivo pessoal)

Uma dissertação de mestrado desenvolvida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  traçou um plano que mostra uma previsão de desenvolvimento da distribuição espacial do setor logístico nacional entre os anos de 2015 e 2065. A pesquisa do acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Economia, Ademir Antônio Moreira Rocha, é considerada pioneira nas literaturas nacional e internacional, também por contribuir, empiricamente, com a nova geografia econômica.

O estudo foi realizado também por meio do  Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais (LATES-UFJF). Os resultados alcançados por Ademir apontam para as regiões que o setor logístico deve intensificar as suas atividades. O pesquisador identificou na literatura os motivos da localização das firmas logísticas e, com o suporte de um modelo matemático, projetou a evolução espacial do setor. “A escolha locacional das unidades logísticas determina, em parte, o desempenho de diversas cadeias produtivas e a produtividade regional e nacional”, explica o acadêmico.

Ademir esclarece, ainda, que a compreensão do setor logístico abarca transporte, armazenagem e planejamento em torno das instalações e da localização. A partir desta interpretação, é possível compreender dinâmicas que envolvem a disponibilidade de produtos demandados aos clientes, bem como o elo estabelecido entre a produção e o mercado consumidor, separados pelo tempo e espaço. O professor orientador, Fernando Perobelli, destaca a relevância da dissertação no contexto da economia e explica que “a estrutura logística é um setor base para o processo de crescimento e desenvolvimento do país.”

Contatos:
Ademir Antônio Moreira Rocha  (mestrando)
aamr.eco@gmail.com

Fernando Salgueiro Perobelli (orientador – UFJF)
fernando.perobelli@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Fernando Salgueiro Perobelli – (orientador/UFJF)
Prof. Dr. Admir Antônio Betarelli Junior- (UFJF)
Prof. Dr. Suzana Quinet de Andrade Bastos – (UFJF)
Prof. Dr. André Luis Squarize Chagas – (USP)

Outras informações: (32) 2102-3543 – Programa de Pós-Graduação em Economia
LATES – Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais –