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Da esquerda para a direita – Prof. Beatriz, Prof. Tarcísio – orientador, Profa. Andrea, Mestranda Deborah e Profa. Diovana – co-orientadora (Foto: arquivo pessoal)

O debate sobre a necessidade de aproximar as escolas que não possuem espaços adequados para o programa de educação integral motivou a dissertação de mestrado da acadêmica Deborah Etrusco Tavares.  A pesquisa, intitulada “A Educação Integral na Perspectiva da Cidade Educadora: uma possibilidade para ampliação dos espaços de aprendizagem”, foi apresentada no Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Como coordenadora das ações de educação integral da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto (SRE), Deborah buscou criar alternativas viáveis às condições das escolas e dos alunos, com a finalidade de oferecer os meios necessários para aprendizagem fora dos parâmetros tradicionais. A acadêmica explica que abordou a utilização dos espaços escolares, intra-escolares e extra-escolares, por meio da experiência dentro da própria instituição de ensino, mas ela espera que o trabalho “se estenda para além da sala de aula e dos muros da escola.”

Deborah acrescenta, ainda, que, como principais alvos do estudo, os alunos devem ter sua formação voltada para cidadania, sendo ativos e reconhecidos dentro do meio em que vivem. “A educação também é feita fora dos limites da sala de aula, ou seja, a cidade educa e o aluno educa a cidade, gerando, assim, um grande impacto social, já que a escola vai para a rua e a rua vai para escola”, explica a pesquisadora.

Segundo Deborah, a percepção geral é a de que a educação integral somente aumenta o tempo dos alunos na escola. Porém, o propósito acadêmico é a integralidade através da discussão de tempos e espaços, buscando propostas de implementação da educação integral pública que possam oferecer muitos mais do que uma jornada ampliada. Para a acadêmica, os espaços escolares e da cidade precisam ser explorados, para tornarem-se modelos de educação integral.

Nesse contexto, o professor orientador Tarcísio Jorge Santos, enfatiza a relevância da dissertação para os próximos pesquisadores e o reflexo provocado na educação: “esse estudo servirá de referência para outros, pois mostra a educação pública com elementos culturais e espaços alternativos que possibilitam uma educação de qualidade, e esse é o principal objetivo a ser alcançado.”

A pesquisadora conclui com o destaque para as potencialidades de espaço do próprio território (escola e cidade), considerando todo o contexto político e econômico nacional que sofreu alterações desde meados de 2016 até o final de 2017. Sendo assim, Deborah pontua o objetivo prático do estudo: “pensar um plano de ação educacional que se configura como instrumento de apoio para a SRE de Ouro Preto estabelecendo e compartilhando estratégias de gestão que aproximem a oferta de educação integral aos pressupostos da cidade educadora.”

Contatos:
Deborah Etrusco Tavares (mestranda)
deboraht.mestrado@caed.ufjf.br

Tarcísio Jorge Santos (orientador – UFJF)
tarcisio.pinto@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Tarcísio Jorge Santos Pinto – (orientador – UFJF)
Prof.(a) Diovana Paula de Jesus Bertolotti. – (co-orientadora – UFJF)
Prof.(a) Dr.(a) Beatriz de Basto Teixeira – (UFJF)
Prof.(a) Dr. (a) Andréa Serpa Albuquerque – (UFF)

Outras informações: (32) 4009 – 9319 – Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública