equitacao

Espetáculo terá cavalos, cavaleiros, trilhas sonoras e coreografias (Foto: divulgação)

A grande novidade do último Domingo no Campus do ano será a apresentação da “Orquestra Equestre”. O espetáculo começa às 11h no gramado ao lado da Praça Cívica e terá cavalos, cavaleiros, trilhas sonoras, coreografias e diversos cenários. O show resgata a tradição das Óperas Equestres, comuns desde o século XVIII na Europa, e que perduram até os dias atuais.

O hipólogo Paulo Guilhon, que atua no meio equestre desde 1988, destaca a importância de levar o espetáculo para um local público como a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “A apresentação na Universidade vai iniciar uma série de apresentações em Juiz de Fora e localidades próximas. A ideia é oferecer a oportunidade de tornar a equitação artística conhecida pelo público brasileiro. Estou escrevendo óperas equestres desde 2008. Chegou o momento de encená-las.”

Outra novidade nesta edição do Domingo no Campus é a presença da professora Adriana Leite e seus alunos de ginástica rítmica. Vários equipamentos estarão disponíveis para as crianças que quiserem aprender os fundamentos do esporte.

O DJ Pedro Paiva, do Vinil é Arte, abre a programação com músicas que marcaram época. Depois tem a contação de histórias com a Tia Nilcea e, em seguida, a nutricionista Tânia Bicalho assume o microfone e apresenta temas relacionados à boa alimentação usando a Música Popular Nutritiva (MPN). Por fim, Pedro Paiva retorna à Concha Acústica para o Baile da Criançada.

A ex-atleta e medalhista olímpica, Márcia Fu, ensinando os fundamentos do vôlei (Foto: Victor Marcelino)

O evento também vai contar com a presença da ex-atleta e medalhista olímpica, Márcia Fu, comandando as atividades de vôlei. O público ainda poderá participar de oficinas de artesanato com materiais recicláveis, de bordado e de alongamento para idosos. Quem passar pela Praça Cívica vai poder fazer avaliação dos parâmetros cardiovasculares, realizada por alunos do curso de Enfermagem que participam de um projeto de extensão, coordenado pela professora Maria Aparecida Esteves. Estudantes do projeto de extensão Dente da Gente vão oferecer serviços de higiene bucal, ensinando, de forma lúdica, a importância dos cuidados com os dentes.

“Quero convidar todos que estiveram conosco em 2017, em todas as edições que fizemos. Estamos muito felizes por, mais uma vez, fechar o ano com êxito neste projeto. Esperamos todos com muita animação”, ressalta a coordenadora de eventos da Diretoria de Imagem da UFJF, Ana Paula Dutra.

O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre a partir das 9h.

O Domingo no Campus é um projeto de extensão da UFJF, financiado com recursos de emenda parlamentar da ex-reitora e atual deputada federal Margarida Salomão.

Confira a programação completa:
9h – DJ Pedro Paiva (Vinil é Arte)
10h30 – Nilcea Braga (Contação de história)
11h10 – Tânia Bicalho (Música Popular Nutritiva)
12h30 – DJ Pedro Paiva (Baile da Criançada)

A partir das 11 horas, Orquestra Equestre no gramado ao lado da Praça Cívica

Atividades no Campus (das 9h às 13h):
– Montagem e diversão com brinquedos recicláveis;
– Jogos de rebater, bola, futebol de botão e de prego, e resgate de brincadeiras de rua;
– Ginástica e alongamento para a terceira idade;
– Oficinas de artesanato e bordado.