A análise do que está por trás dos discursos de intolerância e o crescimento de crimes de ódio no Brasil são o foco do documentário “Intolerância.doc”, de Susanna Lira, que será lançado nesta quarta-feira, dia 13, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), com entrada franca.

Susanna Lira se dedicou ao estudo do tema durante anos e, acompanhando o trabalho da delegada Margarete Barreto, conseguiu acesso a ambientes pouco filmados na cinematografia brasileira. Entre os momentos mais marcantes pode-se destacar o registro das ações de investigadores em diligências que começavam ainda na madrugada e da relação deles com a juventude punk e skinhead de São Paulo; gravação das torcidas organizadas do Palmeiras e do Corinthians nas quadras e estádios; e o mergulho no underground punk da cidade.

“Intolerância.doc” mostra detalhes de casos emblemáticos e acompanha o trabalho dos policiais, os relatos das vítimas, dos algozes e familiares, e mostra que parte do Brasil de hoje é revelado no microcosmo da delegacia, nos levando a refletir sobre um país que se confronta cada vez mais com suas contradições.

O longa parte do conceito do documentário clássico, entretanto, a direção lança mão de animações como recurso narrativo para trazer os espectadores para mais perto de cada personagem e ação exposta. As animações são utilizadas para ilustrar sensorialmente os momentos de violência, fugindo da dramatização.

O documentário já foi exibido em vários festivais, como o Festival Internacional de Cinema Independente de Mar del Plata, na Argentina, Festival Primavera do Cine em Vigo, na Espanha, além dos nacionais Festival do Rio e a Mostra Cinema e Direitos Humanos, onde percorreu todos os estados brasileiros.

Outras informações: (32) 3229-9070 – Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm)