Coral da UFJF comemora 51 anos com show "Gerais & Milton" (Foto: Divulgação)

Coral da UFJF comemora 51 anos com show “Gerais & Milton” (Foto: Divulgação)

Em celebração dos 51 anos do Coral da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o tradicional grupo apresenta o concerto Gerais & Milton, uma homenagem a Milton Nascimento, nesta terça e quarta-feira, dias 12 e 13, às 20h30, no Cine-Theatro Central. A apresentação é também um tributo ao compositor que completou 75 anos em outubro – e atualmente reside em Juiz de Fora –, no qual algumas de suas mais belas canções são interpretadas pelo Coral, buscando traduzir em harmonia vocal a sensibilidade e a força da obra do cantor. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro

A maestrina e diretora geral do grupo, Hellem Pimentel, convidou os artistas Marcos Marinho (direção cênica) e Fernanda Cruzik (cenários, figurinos e adereços) para compor a equipe de criação da montagem. O espetáculo conta também com a participação do Grupo de Tambor Mineiro Ingoma.

O concerto é dividido em duas partes: na primeira, o Coral canta arranjos que emocionam o público em suas apresentações pela cidade, como Classe Média (Max Gonzaga), Olhos Coloridos (Macau) e Vatapá (Dorival Caymmi). A segunda parte é toda dedicada a Milton Nascimento, com composições selecionadas que falam do cotidiano e dos amores, do engajamento e da esperança, do encantamento em ser músico – temas constantemente presentes em sua obra. Ponta de Areia, Cravo e Canela, Canções e Momentos, e Nada Será Como Antes são algumas das canções que constam do repertório.

A concepção cênica busca diferenciar a primeira parte – mais expansiva e gestual, da segunda – mais intimista e reflexiva, trazendo a força emocional presente na música, na poesia e na própria trajetória de Milton. O contraste é percebido não só na ação dos artistas no palco, mas também no uso do figurino, da iluminação e do cenário – este, concebido como uma pintura tridimensional. Tais elementos, segundo Hellem Pimentel, reforçam a proposta interdisciplinar do Coral da UFJF, unindo no mesmo espetáculo a música, o teatro e as artes plásticas.

Bituca

Milton é um dos maiores artistas do mundo contemporâneo. Descoberto nos festivais da década de 1960, encanta com seu timbre inconfundível, traduzindo Minas e o Brasil em canções que são referências da MPB e que fazem parte da história de tantos brasileiros, como Maria Maria, Coração de Estudante, Caçador de Mim, Canção da América, Encontros e Despedidas. A fusão musical desenvolvida com tamanha genialidade é o estilo “Milton Nascimento” que revolucionou a música popular brasileira. As vozes superpostas que marcam suas músicas, a naturalidade com que passa pelos gêneros musicais para criar melodias e harmonias únicas, a leveza com que toca em assuntos socialmente relevantes e a forma como se posiciona como um ser político: tudo isso reafirma a importância deste artista extraordinário para a nossa cultura brasileira.

Seu legado para a música nacional e mundial e sua vontade constantemente renovada de falar e cantar o hoje, é uma inspiração para os integrantes do Coral da UFJF. O “carioca de Três Pontas/MG” segue conquistando o mundo com sua obra, o que faz dessa homenagem mais que um prazer e uma obrigação, um verdadeiro aprendizado. O espetáculo proposto pelo Coral da UFJF convida a todos para uma verdadeira celebração da música brasileira.

O Coral

O Coral da UFJF é composto por estudantes, ex-alunos, professores e funcionários da UFJF ativos ou já aposentados, e conta também com a contribuição de membros da comunidade não-acadêmica. Vem atuando no âmbito local, nacional e internacional durante todos esses anos, tendo recebido diversas premiações dentro e fora do país. Possui três álbuns gravados: À moda da casa, de 2001, exclusivamente com repertório de músicos populares juiz-foranos; Tear, de 2004, com repertório diversificado; e o seu mais recente trabalho, Cantorias, de 2014, também com repertório variado.

Buscando a interdisciplinaridade, o grupo trabalha com outras linguagens artísticas além da música, como a arte cênica e a dança, efetivando a comunicação com o público. Em 2016 o Coral da UFJF comemorou 50 anos de atividades ininterruptas com o belíssimo musical “Brasis em Cena – Paisagens”, apresentado no palco do Cine-Theatro Central. O Coral é regido pela maestrina Hellem Pimentel, docente do Departamento de Música da UFJF, e tem como regente auxiliar a monitora e soprano Mila Aguiar.

Outras informações: (32) 3215-1400Cine-Theatro Central