WhatsApp Image 2017-11-25 at 14.49.41

Marina Alves Cezar defendeu a dissertação no dia 15 de setembro na UFJF (foto: arquivo pessoal)

A análise dos processos de adaptação e de mudança do uso de edifícios tombados como patrimônio cultural em Juiz de Fora motivou a acadêmica Marina Alves Cezar a produzir sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído, da Universidade federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa foi apresentada com o título “Reutilização: um estudo sobre a adaptação de edifícios tombados em Juiz de Fora.”

Para a construção do estudo, a pesquisadora realizou um levantamento histórico e analisou a situação atual de dois prédios originalmente residenciais: o chalé Íris Villela – uma das unidades do Centro de Ensino Superior (CES/JF) – e o Castelinho da Ultraimagem, ambos na Avenida Rio Branco. Dessa forma, foi possível estabelecer uma análise da trajetória de cada edificação ao longo do tempo, levando em conta se o processo de adaptação foi benéfico ou trouxe perdas ao patrimônio.

Marina acredita que através da pesquisa possa ficar evidente que muitas das antigas residências tombadas na cidade não funcionam mais com a função original. No entanto, muitas delas ainda se mantém preservadas. “Esperamos que o estudo comprove a necessidade de adaptação do uso de imóveis tombados e que essa prática possa se consolidar como uma das formas de preservação existentes, uma vez que muitas vezes se mostra impossível manter o mesmo uso desde a época de sua construção.”

Contatos:
Marina Alves Cezar (mestranda)
marinaacezar@gmail.com

Marcos Olender (orientador – UFJF)
olender@terra.com.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. Marcos Olender – (UFJF)
Prof. Dr. José Gustavo Francis Abdalla – (UFJF)
Prof. Dr. Leonardo Barci Castriota – (UFMG)

Outras informações: (32) 2102-6465 – Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído