Nos campi, a UFJF oferece atendimento especial a pessoas com deficiência (Foto: Caique Cahon)

Nos campi, a UFJF oferece atendimento especial a pessoas com deficiência (Foto: Caique Cahon)

Os candidatos ao Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2018 que necessitam de atendimento especial devem estar atentos aos procedimentos para a realização das provas. Serão 168 atendimentos em condições especiais na edição deste ano. Os atendimentos vão ocorrer nas cidades de Juiz de Fora e Governador Valadares. Segundo o edital, se verificado que não são necessários procedimentos específicos ou a presença de profissionais especialistas, o atendimento poderá seguir nas demais cidades que abrigarão as provas.

No campus de Juiz de Fora, as provas com atendimento especial serão aplicadas nas faculdades de Enfermagem; Educação Física e Desportos; Odontologia; e Farmácia. Já em Governador Valadares, o exame será na Escola Estadual Dona Arabela Almeida Costa.

No caso da candidata lactante, por exemplo, o atendimento ocorre na cidade escolhida. Comprovada a condição de lactante, ela deve se apresentar, no dias das provas, com um acompanhante maior de idade, que ficará responsável pela criança em sala reservada. Vale ressaltar que o tempo gasto na amamentação não será acrescido ao tempo total das provas.

O candidato deficiente que necessita de tempo adicional para fazer o exame deveria ter feito solicitação prévia e comprovado a necessidade, conforme a Lei no 13.146/2015, artigo 30, inciso V.

A equipe de profissionais que atuará na assistência foi designada pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese/UFJF) junto à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFJF). O trabalho será realizado por coordenadores e auxiliares de coordenação selecionados de acordo com o conhecimento na área de inclusão escolar, bem como por fiscais.

O formulário específico para o requerimento do atendimento previu 16 condições, além de dois espaços em aberto para especificações de doenças ou outras condições.

Candidatos sabatistas

Além dos 168 candidatos que irão receber atendimento especial durante o Pism 2018, há 108 participantes sabatistas, pessoas que não desempenham atividades aos sábados antes do pôr do sol por convicção religiosa. Se você é um deles, fique atento às informações sobre e aos procedimentos para a realização das provas em horário especial.

Outras Informações: (32) 2102-3755 – Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)
Edital do Pism 2018