Ao todo, são 43 projetos aprovados da UFJF  (Foto: Mario Luengo)

Ao todo, são 43 projetos aprovados da UFJF (Foto: Mario Luengo)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) obteve R$ 1.513.850,66 no Edital de Demanda Universal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), destinados aos 43 projetos científicos contemplados da Instituição. Divulgado nesta terça-feira, 21, edital é o mais abrangente mantido pela agência de fomento mineira e destina, nesta chamada, um investimento de mais de R$25,7 milhões para a ciência desenvolvida no Estado. A lista com todos os projetos aprovados pode ser conferida on-line.

“A captação de recursos das agências  é uma importante alternativa para manutenção das pesquisas em um contexto de grandes cortes e perspectivas tão negativas para o próximo ano”, ressalta a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica de Oliveira. “É importante destacar que a submissão de propostas a esses editais pressiona o aumento da oferta e garante um posicionamento mais estratégico de nossa instituição no contexto do estado de Minas — um estado que reúne o maior número de instituições federais do país. Estas aprovações demonstram o dinamismo dos pesquisadores e a consolidação de grupos, núcleos e laboratórios da instituição. Parabenizo a todos os contemplados.”

“Estas aprovações demonstram o dinamismo dos pesquisadores e a consolidação de grupos, núcleos e laboratórios da instituição. Parabenizo a todos os contemplados” Pró-reitora Mônica de Oliveira

Os projetos de pesquisas aprovados na UFJF transitam em diversas áreas do conhecimento. Um deles, desenvolvido no Departamento de Estatística pelo professor Alberto Chaoubah, estuda o impacto financeiro de diagnósticos realizados em exames por imagem no Sistema Único de Saúde (SUS), analisando se a infraestrutura e a renda do local de realização dos exames influencia nos resultados. Segundo o professor, a pesquisa “busca uma melhor distribuição das verbas para os locais mais carentes de recursos”, visando um retorno mais satisfatório para a sociedade.  

Outro projeto aprovado pela Fapemig é o da professora Eliete Faria, intitulado “O cuidar e o educar em comunidades quilombolas”. São estudadas as experiências educativas do cuidado e da educação de crianças que são parte de comunidades quilombolas, buscando entender suas relações intergeracionais e entre seus pares. A professora destaca a importância de  “compreender os saberes específicos da cultura quilombola e a forma de vida dessa comunidade de organização peculiar, além da importância da valorização da cultura afro-brasileira e a promoção do contato de bolsistas do programa com essa comunidade”. 

Próximos passos
O Programa Demanda Universal tem como objetivo apoiar a execução de projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, financiados por instituições de fomento à pesquisa que estão em desenvolvimento e são coordenados por pesquisadores vinculados a instituições científicas e tecnológicas de Minas Gerais.

De acordo com a Fapemig, todas as instituições que têm propostas aprovadas devem atualizar seu credenciamento na Fundação até dez dias corridos da publicação dos resultados, sob pena de desclassificação das propostas. A situação cadastral das instituições poderá ser verificada on-line.

Outras informações:
(32) 2102-3780 (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa)
Resultado do edital
Fapemig