O debate “O universo discente e as suas relações no contexto universitário”, promovido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), encerra o ciclo sobre relações interpessoais e assédio no trabalho. A quarta palestra acontece na próxima quinta-feira, dia 23, às 9h, no anfiteatro da Faculdade de Comunicação (Facom). O ciclo, que promoveu uma palestra a cada mês, recebe as contribuições do professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Leonardo Barbosa. A palestra é gratuita e aberta à comunidade.

O ciclo é realizado pelas pró-reitorias de Gestão de Pessoas (Progepe) e de Assistência Estudantil (Proae); as ouvidorias Especializada em Ações Afirmativas e Geral da UFJF, e diretorias de Ações Afirmativas (Diaaf) e de Imagem Institucional. A coordenadora de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe) da UFJF, Renata Faria, compõe a comissão organizadora e avalia que o evento foi um passo importante dado pela Universidade na discussão sobre o assédio. “Foi fundamentalmente informativo. Nos capacitamos nessa questão do que é o assédio e de como identificar uma situação dessas.”

De acordo com Renata, “as discussões foram amplas e cumpriram um papel instrutivo, evidenciando a importância desse assunto também por um viés educacional. Temos que nos capacitar para não configurar todo conflito como assédio e buscar sempre o lugar das conversas e da mediação nesses casos”. Ela ressalta que aprender mais sobre a temática mudou sua visão sobre as pessoas envolvidas no assédio, que nem sempre envolve hierarquia, podendo acontecer, inclusive, entre colegas de trabalho.

Para o professor e pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFJF, Marcos Freitas, o ciclo não vai se encerrar nessas discussões. “É um debate constante e necessário na nossa sociedade, em especial na nossa Universidade, porque o assédio moral é um tipo de prática que vem crescendo e é importante fazer a discussão para que a gente enfrente essa situação.”

Ele destaca, ainda, a importância de buscar caminhos para que esse tipo de prática não passe impune e avalia o processo do ciclo como produtivo. “Todos que estiveram nas apresentações e debates saíram com uma impressão muito boa, aprofundando e debatendo, trazendo elementos importantes para uma construção de relações mais saudável dentro da universidade.” A comissão organizadora vai se reunir para pensar nos próximos passos e fazer balanço do Ciclo, buscando aperfeiçoar sua atuação.

Ciclo de Debates discute assédio e saúde no trabalho

Ciclo de Debates discute assédio moral no ambiente de trabalho

Ciclo de Debates discute efeitos do assédio no trabalho

Outras informações: (32) 2102-3908 (Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar – Cossbe)