A relação de candidato por vaga do módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2018 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi divulgada pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese). Ao todo, são 29.609 candidatos, disputando 2.323 vagas oferecidas nos dois campi da instituição, em Juiz de Fora e Governador Valadares.

Em relação ao ano passado, o Pism teve 13% a mais de inscritos. E nesta edição, 50% das vagas ofertadas em 72 cursos de graduação da UFJF estão reservadas para os candidatos que optarem por esta forma de ingresso. Anteriormente, a reserva era de apenas 30% das vagas.

Todos os candidatos já podem acessar o comprovante de inscrição no site da Copese.

As provas do Pism serão aplicadas nos dias 9 e 10 de dezembro, das 13h às 17h30, nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé, em Minas Gerais, e em Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro. As notas obtidas pelos candidatos do Módulo III serão divulgadas no dia 1 de fevereiro de 2018.

Cursos mais concorridos

Medicina e Psicologia destacam-se como os cursos com maior disputa por vagas no Pism 2018. Na ampla concorrência – grupo C – o curso de Medicina tem 509 inscritos para 44 vagas, resultando em uma média de 11,6 candidatos por vaga. Em seguida, Psicologia e Engenharia Computacional apresentam 8,5 candidatos por vaga.

No grupo A, que abrange os candidatos que se declaram negros, pardos ou indígenas, cuja renda per capita é igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, o curso mais concorrido é o de Direito Integral, com 8,83 candidatos por vaga. Medicina Veterinária conta com relação de 8,67 e o curso de Enfermagem apresenta 7,25 candidatos por vaga.

Já as vagas do grupo B, destinadas a candidatos que não se declaram negros, pardos ou indígenas e têm renda inferior ou igual a 1,5 salário mínimo, o curso de Pedagogia Noturno apresenta a maior relação candidato por vaga: 18. Educação Física e Enfermagem têm, respectivamente, 17 e 16,5 candidatos por vaga.

Nos grupos D e E, estão os candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escola público e possuem renda familiar per capita superior ao limite estipulado. No grupo D estão os candidatos autodeclarados negros, pardos ou indígenas, e Medicina é o mais concorrido entre eles, com média de 5,5 candidato por vaga. Entre os candidatos do grupo E, que não se declaram negros, pardos ou indígenas, Psicologia é o que tem a maior relação, com uma média de 13 candidatos para cada vaga.

Outras informações: (32) 2102-3755 – Coordenação Geral de Processos Seletivos

*As informações foram atualizadas nesta sexta-feira, 1º de outubro.