Os estudantes inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 já podem consultar o local onde vão realizar as provas. A informação está disponível desde o dia 13 de novembro, na página do Enade, na internet, para todos aqueles que preencheram o formulário socioeconômico – procedimento obrigatório para os graduandos que irão prestar o Exame.

Os alunos têm até o dia 26 de novembro – data em que serão aplicadas as provas – para confirmarem o cadastro no sistema de avaliação e responderem ao questionário socioeconômico. Os procedimentos devem ser realizados exclusivamente pela internet.

Segundo a Diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, aqueles que, porventura, não conseguirem acesso ao questionário socioeconômico poderão fazer o exame da mesma forma, seguindo algumas orientações. “Caso o estudante-concluinte não consiga preenchê-lo por problemas técnicos, relacionados ao Sistema Enade, nossa orientação é que ele faça prints, imprima as telas que comprovem as tentativas frustradas e compareça à prova normalmente, no dia 26. Desta forma, ficará garantida sua colação de grau”, informa.

O Enade é um componente curricular obrigatório estabelecido pelo Inep/MEC para alunos que possuem mais de 80% da carga horária do curso concluída até o último dia de inscrições, ou, ainda, para aqueles que querem receber o diploma até julho de 2018.

Como é a prova?

A prova é constituída pelo componente de Formação Geral, comum a todas as áreas, e pelo componente específico de cada área. O componente de Formação Geral tem dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha. O Componente Específico tem 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha. O concluinte tem quatro horas para resolver toda a prova.

Cursos avaliados

Em 2017, o Enade vai avaliar os estudantes dos seguintes cursos da UFJF:

• que conferem diploma de bacharel: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia Computacional; Engenharia de Robótica e Automação Industrial; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica e habilitações; Engenharia Mecânica e Sistemas de Informação
  • que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Letras – Português; Filosofia; Física; Geografia; História; Matemática; e Química
  • que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes Visuais; Educação Física; Letras; Música; e Pedagogia

Outras informações: (32) 2102-3915 – Diretoria de Avaliação Institucional – secretaria.avaliacao@ufjf.edu.br