A segunda rodada de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada neste domingo, dia 12. Desta vez, os candidatos serão submetidos às avaliações de Matemática e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Cada uma das provas terá 45 questões de múltipla escolha.

De acordo com a professora de Matemática do terceiro ano do ensino médio do Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Camila Rabello, não é possível prever o conteúdo da prova da disciplina. Ela ressalta que os alunos devem ter cuidado com o tratamento da informação. “Questões muito atuais relacionadas a levantamentos estatísticos, observações de gráficos e comparações que envolvem interpretação de gráfico e resultados, é algo que sempre cai. É certo que será cobrado.”

A dica da professora é começar pelas questões que o estudante já tem certeza da resposta. “O aluno não deve perder muito tempo em questões às quais não tenha certeza da resolução. Sugiro que façam uma leitura geral da prova e escolham primeiramente as questões mais fáceis. Senão elas ficam para o final e, com pouco tempo, são resolvidas de qualquer forma. O que seria uma questão garantida, passa a não ser.”

Na véspera da prova, o candidato deve rever exercícios e aplicações que podem ser feitas nas questões. “Em relação ao estudo, não há muito mais o que se fazer. O ideal é que, em se tratando da Matemática, revejam exercícios mais completos que envolvam mais de um assunto, aplicações como fórmulas e ficarem tranquilos. Administrar bem o tempo, uma boa alimentação, também é importante.”

Surpresa na Redação

Depois de encarar o primeiro dia de provas,  Gustavo Vieira, 18 anos, aluno do terceiro ano do João XXIII, prepara-se para o segundo dia de provas. Para ele, o tema da prova de Redação (Desafios para a formação educacional de surdos) foi surpresa para a maioria das pessoas. Mas o jovem não vê a escolha desse tema de forma negativa. “Isso evita conteúdos e provas decoradas. Saí da prova com a impressão de ter ido bem, pois o João XXIII nos aproxima muito de grupos minoritários da sociedade, o que facilita na dissertação.”

O aluno vê a prova de domingo como um desafio, por ter menos  afinidade com a Matemática. Mas acredita que tudo se resolve com dedicação. “É uma prova muito difícil, para mim, por exemplo, que vou tentar um curso na área de Humanas. Mas o estudo faz com que consigamos vencer essa barreira.”

Estar preparado para os conteúdos das provas, além de corpo e mente em dia. É nisso que Vieira acredita para alcançar um bom resultado. “O que faz mais diferença nessa prova, é a resistência e o preparo, tanto da mente quanto do corpo. Apenas decorar as matérias não vai te garantir uma boa nota.”

Atenção para o trânsito

No dia de provas, o fluxo de veículos geralmente é intenso no campus da UFJF, especialmente a partir das 11h. Localize a unidade onde fará a prova e procure entrar pelo portão de acesso mais perto de seu destino (Pórtico Norte: bairro São Pedro ou Pórtico Sul: Avenida Itamar Franco).

Confira o mapa do campus.

A Prefeitura organizou um esquema especial de transporte e trânsito. Em relação aos ônibus, as linhas 555 e 545 (Universidade) contarão com cerca de 17 veículos extras, que vão operar a partir das 9h. Os horários das 10h30 e 13h da linha 555, que saem do Centro, atenderão também à Faculdade de Engenharia.

Ainda atendendo à UFJF, a linha 755 (Zona Norte/ UFJF) terá horário extra às 10h50, saindo do Bairro Santa Lúcia. Já a linha 590 (Zona Sul/UFJF/CAS-HU) atenderá os candidatos no horário das 11h15, saindo do Bairro Sagrado Coração de Jesus.

A partir das 15h30, a linha 545 (Universidade) deverá voltar a operar com oito veículos, até as 18h30, saindo da UFJF, quando voltará à garagem, da mesma forma que a linha 555 (Universidade).

Haverá ainda algumas modificações nas ruas próximas ao Pórtico Norte da UFJF, no Bairro São Pedro. A Rua José Lourenço Kelmer vai operar em mão única, entre o portão e o trevo do Jardim Casablanca, nesta direção. Já a Rua Lauro Teles de Mesquita terá inversão de sentido.

Os veículos provenientes do centro com destino à UFJF deverão realizar o seguinte trajeto: Avenida Pedro Henrique Krambeck, ruas Lauro Teles de Mesquita e José Lourenço Kelmer. Os ônibus provenientes do Centro, com destino ao campus também farão esta rota: Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Lauro Teles de Mesquita e UFJF.

Já os ônibus que seguem pelo Bairro São Pedro transitarão pela Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Antônio Rufino e Avenida Presidente Costa e Silva.