Mestrando apresenta ferramenta mais assertiva para aplicação de verbas na segurança rodoviária (Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

Mestrando apresenta ferramenta mais assertiva para aplicação de verbas na segurança rodoviária (Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

Buscando a prevenção de acidentes, especificamente em rodovias que cortam o perímetro urbano das cidades, a pesquisa do mestrando Liércio Feital Motta Júnior propõe soluções para prevenção de acidentes nas rodovias brasileiras.  A dissertação, apresentada ao Programa de Mestrado em Ambiente Construído, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi elaborada a partir de um modelo desenvolvido pela Associação Americana de Oficiais de Estradas Estaduais e Transportes (American Association of State Highway and Transportation Officials), publicado no Manual de Segurança Rodoviária (Highway Safety Manual) dos Estados Unidos.

Com o título ”Aplicação do Modelo de Previsão de Acidentes do Highway Safety Manual no Perímetro Urbano Cortado por Rodovia de Mão Dupla e Pista Simples”, o estudo analisou o número de acidentes ocorridos entre 2011 e 2015 nas rodovias brasileiras. Além disso, foram necessárias diversas tabulações e refinamento dos dados encontrados, assim como nas informações relativas ao tráfego. 

Segundo Liércio, o crítico panorama nacional em relação aos acidentes de trânsito foi a motivação para desenvolver o projeto. ”O grande número de feridos e mortos se torna um problema de saúde pública e despertou meu interesse sobre a segurança no trânsito no Brasil, principalmente em investigações sobre as causas e a prevenção. Assim, pesquisar e indicar um modelo de previsão de acidentes aplicável à realidade nacional é instrumentalizar a gestão de segurança rodoviária e, também, contribuir com uma ferramenta importante para maior assertividade na aplicação das escassas verbas para a segurança rodoviária”, ressalta o mestrando.

O professor orientador, José Alberto Barroso Castañon, explicou que a dissertação mostra que o modelo desenvolvido nos Estados Unidos pode ser aplicado nas rodovias brasileiras que cortam os perímetros urbanos das cidades e destacou a importância do trabalho para a vida dos brasileiros. “Se aplicado corretamente, poderá ajudar muitas pessoas. Estamos calibrando um novo modelo para as rodovias brasileiras.”

Contatos:
Liércio Feital Motta Júnior (mestrando): liercio@ig.com.br
José Alberto Barroso Castañon (orientador): jabcastanon@gmail.com

Banca Examinadora:
José Alberto Barroso Castañon (UFJF)
Maria Teresa Gomes Barbosa (UFJF)
Edgar Ricardo Ferreira (UFJF)

Outras informações: 2102-6465 – Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído