Virgílio dos Anjos e Maria José Bell integram a equipe da Rede Ciência, Tecnologia e Inovação em Leite e Derivados. (Foto: Márcio Brigatto)

Virgílio dos Anjos e Maria José Bell integram a equipe da Rede Ciência, Tecnologia e Inovação em Leite e Derivados. (Foto: Márcio Brigatto)

O projeto “Rede Ciência, Tecnologia e Inovação em Leite e Derivados”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi contemplado pela Chamada Pública 09/2016 – Redes de Pesquisa, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A iniciativa receberá financiamento de R$ 796.772, 32.

De acordo com a coordenação do projeto, Virgílio de Carvalho dos Anjos, que assinou o termo de outorga nesta segunda, 6, o objetivo é criar soluções para a melhoria da cadeia de produção do leite e derivados. “Por exemplo, o grupo vai entrar em um projeto para a melhoria da qualidade do queijo artesanal em Minas Gerais, que é um patrimônio do estado. Este trabalho será desenvolvido no Campo das Vertentes. Uma outra área explorada será a instrumentação em leite com uso de tecnologia nacional”, afirma o professor , coordenador do Mestrado Profissionalizante em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados.

Para a formação de uma rede mineira de inovação científica na área do leite, sete instituições se uniram nos trabalhos: UFJF, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig – ILCT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Leite, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) campus Rio Pomba, Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Agência de Inovação de Leite e Derivados – Polo do Leite.

Para o coordenador, o setor do leite ter grande importância no estado foi um dos motivos para a aprovação da proposta. “Afinal de contas, o Brasil oscila entre terceiro e quinto lugar entre os maiores produtores de leite do mundo. Minas é o maior produtor do Brasil, são 10 bilhões de litros de leite produzidos por ano, aproximadamente no estado”, afirma Virgílio dos Anjos.

Vinte pesquisadores das sete instituições participantes trabalham  no projeto. Segundo a Fapemig, 129 propostas foram recebidas para avaliação. 21 foram aprovadas para contratação. A Fundação afirma em seu site que o objetivo da chamada é apoiar os projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação desenvolvidos em rede em Minas Gerais e estimular o desenvolvimento de atividades científicas e tecnológicas. Confira a lista completa com as propostas aprovadas.