pordentrodoenem-portal2O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é neste domingo, 5, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h. Este ano, a avaliação traz novidades como a divisão das provas em dois domingos consecutivos e a Redação no primeiro dia. Com a nota do Enem é possível concorrer no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pelo qual a UFJF ofertará 50% das vagas de seus cursos.

O candidato deve levar o cartão de confirmação de inscrição até o local de prova. Este documento pode ser obtido na Página do Participante e conta com informações como o número de inscrição, a opção de língua estrangeira e o atendimento específico ou especializado, caso solicitado. As informações sobre data, hora e local de provas também estão presentes no cartão de confirmação.

Cerca de 24 mil candidatos devem participar da prova em Juiz de Fora, por isso, é importante visitar o local com antecedência, evitando imprevistos. O campus da UFJF receberá milhares de estudantes e o fluxo de veículos geralmente é intenso, especialmente a partir das 11h. Localize a unidade onde fará a prova e procure entrar pelo portão de acesso mais perto de seu destino (Pórtico Norte: bairro São Pedro ou Pórtico Sul: Av. Itamar Franco)  Veja aqui o mapa do campus

A Prefeitura organizou um esquema especial de transporte e trânsito. Em relação aos ônibus, as linhas 555 e 545 (Universidade) contarão com cerca de 17 veículos extras, que vão operar a partir das 9h. Os horários das 10h30 e 13 horas da linha 555, que saem do Centro, atenderão também à Faculdade de Engenharia.

Ainda atendendo à UFJF, a linha 755 (Zona Norte/ UFJF) terá horário extra às 10h50, saindo do Bairro Santa Lúcia. Já a linha 590 (Zona Sul/UFJF/CAS-HU) atenderá os candidatos no horário das 11h15, saindo do Bairro Sagrado Coração de Jesus.

A partir das 15h30, a linha 545 (Universidade) deverá voltar a operar com oito veículos, até as 18h30, saindo da UFJF, quando voltará à garagem, da mesma forma que a linha 555 (Universidade).

Haverá ainda algumas modificações nas ruas próximas ao Pórtico Norte da UFJF, no Bairro São Pedro. A Rua José Lourenço Kelmer vai operar em mão única, entre o portão e o trevo do Jardim Casablanca, nesta direção. Já a Rua Lauro Teles de Mesquita terá inversão de sentido.

Os veículos provenientes do centro com destino à UFJF deverão realizar o seguinte trajeto: Avenida Pedro Henrique Krambeck, ruas Lauro Teles de Mesquita e José Lourenço Kelmer. Os ônibus provenientes do Centro, com destino ao campus também farão esta rota: Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Lauro Teles de Mesquita e UFJF.

Já os ônibus que seguem pelo Bairro São Pedro transitarão pela Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Antônio Rufino e Avenida Presidente Costa e Silva.

Outras dicas para se sair bem

É indicado ainda o consumo de alimentos leves, como barras de cereais e frutas, além de água, durante a prova. Ter uma boa noite de sono e estar com a cabeça leve também é importante. Já a prática de estudar e rever conteúdos poucas horas antes das provas não é muito eficaz. “O que o estudante tinha que absorver, já foi absorvido. O ideal é que ele descanse e vá fazer essa prova com a cabeça fresca”, afirma a coordenadora de Ensino Médio do Colégio de Aplicação João XXIII, Nati Borba.

A prova de Redação tem peso importante no resultado final e pode ajudar a aumentar a nota. Em um texto explicativo-argumentativo, o candidato deve fazer a defesa de uma tese sobre o tema proposto, apoiada em argumentos consistentes, com coerência e coesão. Para terminar, é preciso fazer uma proposta de intervenção social para o problema tratado.

O professor de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação João XXIII, Paulo Goliath, também acredita que o candidato deve se informar sobre temas da atualidade para estar preparado na hora da prova. Otimizar o tempo também é importante. “A redação do texto, incluindo o rascunho e o ‘passar a limpo’, não deve ultrapassar uma hora e vinte minutos, sob pena de haver um grande prejuízo do tempo para as questões objetivas”, avalia.

Leia aqui mais dicas dos professores.

As avaliações do primeiro dia serão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No domingo, 12, será a vez de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Cada uma das provas objetivas tem 45 questões.

Um manual com amostras de provas de redação que tiraram a nota máxima no Enem 2016, foi disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pelo Enem. Confira no link.

Outras informações: https://enem.inep.gov.br/