Observatório da Educação buscava melhor compreender os problemas de fluxo e rendimento escolar das redes de ensino (Foto: Géssica Leine)

A princípio, estão sendo oferecidas 20 vagas, sendo oito para educação infantil, dez para ensino fundamental e duas para o Programa Novo Mais Educação (Foto: Géssica Leine)

A Coordenação de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) divulgou na última terça-feira, 31, o edital nº1/2017 para seleção das funções de formador estadual e formador regional no âmbito do Pnaic. Como o Ministério da Educação ainda não divulgou o total de vagas disponíveis para cada município, a princípio estão sendo ofertadas 20 vagas, sendo oito para educação infantil, dez para o ensino fundamental e duas para o Programa Novo Mais Educação.

Inscrições
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h de segunda-feira, 6 de novembro, através do e-mail secretaria.pnaic.2017.cap.ufjf@gmail.com, com exposição de interesses em participar do Pnaic 2017/2018, e encaminhamento de currículo Lattes, em formato PDF, com as comprovações relativas aos requisitos previstos no edital, que devem ser entregues no momento da entrevista. No ato da inscrição, o candidato poderá se inscrever em mais de uma modalidade e/ou área, entretanto só poderá atuar em um perfil.

Condições para inscrição
Os interessados devem ter experiência na área de formação e no nível de ensino que irão atuar: Educação Infantil, 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental; acompanhamento pedagógico na área de alfabetização, letramento e matemática (alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental/Programa Novo Mais Educação).

Os candidatos também devem possuir título de Mestrado ou Doutorado em Educação e ter disponibilidade para cumprir carga horária de cem horas, considerando o período de vigência do programa de formação, que vai de novembro de 2017 a maio de 2018. Também é preciso ter disponibilidade para participar das reuniões de formação promovidas pela UFJF e pela Secretaria de Educação Básica de Minas Gerais (SEB/MG).

Funções dos profissionais
Dentre as atribuições do formador estadual, destacam-se o planejamento das atividades da formação e avaliação do desempenho dos formadores regionais durante o curso; a organização dos encontros com os formadores regionais para acompanhamento e avaliação da formação; a elaboração e o encaminhamento ao coordenador de formação dos relatórios dos encontros presenciais e da formação em serviço com os formadores regionais, dentre outras.

Já ao formador regional cabe planejar as atividades da formação e avaliar o desempenho dos formadores locais durante o curso; acompanhar as atividades dos formadores locais junto aos coordenadores pedagógicos, professores e articuladores da escola, nas turmas organizadas nos municípios ou polos de formação e nas atividades realizadas em serviço; organizar os encontros com os formadores locais para acompanhamento e avaliação da formação; dentre outras atividades.

Processo de seleção
O processo de seleção abrange análise do currículo Lattes, que irá considerar os documentos que comprovem a experiência, formação e o aperfeiçoamento profissionais, dando valor preponderante aos títulos e certificados condizentes com a área e a finalidade do processo seletivo. Também está prevista uma entrevista com o candidato, a ser realizada no dia 7 de novembro (terça-feira), em horário previamente agendado.

Resultado final
O candidato poderá obter o resultado final do processo de seleção na secretaria do Colégio de Aplicação João XXIII, no dia 10 de novembro.

Confira aqui a íntegra do edital.

Outras informações
(32) 2102-3975 – Pró-reitoria de Graduação