fss

De acordo com organizadores do evento, esse é o início da criação de um espaço de discussão e capacitação de profissionais da área para ampliação do fluxo de turistas do segmento LGBT em MG (Foto: via VisualHunt)

O chefe do Departamento de Turismo, professor Marcelo do Carmo Rodrigues, vai representar a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no 1º Fórum de Turismo LGBT de Minas Gerais – Entender, Enxergar e Diversar. O evento acontece nesta terça-feira, 24, no Auditório do Museu Brasileiro do Futebol, sediado no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Segundo os organizadores, esse é o início da criação de um espaço de discussão e capacitação de profissionais da área para ampliação do fluxo de turistas do segmento LGBT em Minas Gerais.

O Fórum contará com painéis, palestras e rodas de conversa com apresentação de dados sobre o crescimento do turismo LGBT no Brasil e no mundo. De acordo com o representante da UFJF, o debate terá duas abordagens diferentes. “A movimentação financeira que o turismo LGBT representa, além do papel social do turismo, enquanto atividade que tem o objetivo de aproximar e unir pessoas, reforçando a paz, a empatia e respeito entre iguais e diferentes”. Marcelo do Carmo também é consultor administrativo e de marketing do Miss Brasil Gay e organizador da Semana Rainbow da Universidade.  

Ainda segundo o professor, o objetivo do evento passa por traçar um diagnóstico do turismo LGBT no estado e estabelecer políticas públicas relacionadas ao tema. Carmo destaca ainda o “pioneirismo” do Fórum. “Pela primeira vez, Minas Gerais está se unindo para pensar junto se somos um estado que respeita e acolhe as diferenças, além da redação de um documento que visa traçar as diretrizes no curto, médio e longo prazos para o turismo LGBT no estado.”

Carmo ainda avalia como fundamental o debate em torno de garantir a estadia do turista LGBT, em uma época de avanço do ódio e da intolerância. “Em tempos em que as questões que tangenciam gênero, identidades e homossexualidades estão em voga – por um viés perigoso – é fundamental que o estado estabeleça diretrizes e ações que garantam a estadia do turista LGBT, e transforme sua visita ao estado em um momento de paz, diversão e tranquilidade, com segurança e respeito.”

O evento é organizado pelo Circuito Turístico das Grutas de Minas Gerais. As atividades acontecem das 9h às 18h. Confira a programação completa.