Reitor destaca a importância da política de qualificação e capacitação dos servidores (Foto: Gustavo Tempone)

Integração e troca de conhecimentos entre servidores a partir da exposição de dissertações, teses e trabalhos artísticos e literários marcaram a abertura, na tarde de ontem, dia 19, da exposição “Traço, prosa e poesia” e da “I Mostra de Teses e Dissertações dos Servidores da UFJF”. O evento é parte do projeto “Servidor, vamos tornar público seus talentos”, organizado pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Juiz de Fora (Progepe/UFJF), por meio da Coordenação de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas (CCDP). O Dia do Servidor Público é comemorado em 28 de outubro e a iniciativa visa a valorizar os talentos do quadro de servidores universitários.

O reitor Marcus David destacou a importância do encontro e da exposição dos trabalhos perante o atual momento político. “Uma das características dessa crise é implantar a ideia de que seria necessária uma redução do Estado. Então, é importante mostrar o quanto os servidores públicos são capacitados, competentes e que podem, sim, contribuir para a Universidade. A política de qualificação e capacitação dos servidores vai além e mostra que o investimento pode ser apropriado pela instituição. Com essa exposição, tira-se as pesquisas das prateleiras para que elas sejam divulgadas e discutidas para que ajudem no trabalho da UFJF.”

Na abertura do evento, a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveira, ressaltou os sacrifícios e esforços envolvidos no desenvolvimento das teses e dissertações e destacou a importância de pensar a continuação de políticas de formação e capacitação de servidores “Estava olhando as apresentações e os temas rendem, inclusive, outras abordagens, eventos e encontros.”

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Kátia Maria Castro, expressou satisfação em “trabalhar e estar diante de servidores dedicados, que se debruçam no que fazem e transformam o próprio trabalho em pesquisa”.

O servidor Gabriel Pigozzo Tanus Cherp Martins apresentou a dissertação “Por um Brasil mais acessível: espalhe os sinais – Libras ”. Gabriel partiu do fato de as tecnologias de comunicação e informação serem de uso diário e imprescindível para os surdos. “A forma que estamos trabalhando o tema na Diretoria de Imagem institucional da UFJF é a melhor maneira de garantir acessibilidade aos surdos. Isso inclui Interpretar, traduzir e gravar em Libras todos os conteúdos que estão sendo veiculados em português. Ferramentas como avatares, que traduzem automaticamente o conteúdo de sites, não são completamente eficientes, porque a língua de sinais precisa de parâmetros além dos manuais, como gestos corporais e expressões faciais”, conclui Gabriel.

A assistente em Administração Ana Paula Figueiredo Guedes Delage, que atua na direção de avaliação institucional, expôs seu poema “Hora Certa”. Ela escreve desde os oitos anos de idade e conta que, vencer a timidez e se expor, traz um retorno gratificante. “Quando escrevo, mostro a forma como o mundo chega a mim. Escrever é uma maneira de aliviar as angústias e, também, expandir e compartilhar sentimentos e vivências com o mundo.”

Os trabalhos ficam expostos no saguão da Reitoria até o dia 31 de outubro.

Outras informações: (32) 2102-3930 (Pró-reitoria de Gestão de Pessoas)