Orquestra Sinfônia Mário Vieira (Foto: Divulgação)

A Orquestra Sinfônica Mário Vieira é regida pelo maestro Guto Cimino (Foto: Divulgação)

A Orquestra Sinfônica Mário Vieira chega ao palco do Cine-Theatro Central, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no próximo domingo, dia 22, às 20h, para apresentar o espetáculo Beatles in Concert. Com a proposta de promover o repertório de um dos grupos musicais mais aclamados de todos os tempos, a Sinfônica trará sucessos dos Beatles em arranjos instrumentais e cantados, feitos especialmente para orquestra. E para ficar ainda melhor, o maestro Guto Cimino convidou para uma parceria inédita em Juiz de Fora o grupo Beatles Forever, que faz cover da banda inglesa há 36 anos.

De acordo com Cimino, a principal proposta para o espetáculo é inovar, implementando o crossover, isto é, fazendo a junção entre o popular e o erudito. “Há alguns anos eu tenho vontade de criar estes arranjos para orquestra junto ao Chico (Francisco Bustamante), do Beatles Forever. A ideia era tornar as músicas, principalmente as do Paul McCartney, mais sinfônicas.”

O maestro antecipa que arranjos de músicas como “Penny Lane” e “Yesterday” serão executados com uma cara nova. “Além da orquestra e do coral, cerca de 80 músicos vão se encaixar na abordagem original proposta pelos músicos do Beatles Forever.” Além das citadas, canções como “Let It Be”, “Eleanor Rigby”, “Live And Let Die” e “Hey Jude” também estarão presentes no repertório.

The Beatles Forever (Foto: Divulgação)

The Beatles Forever faz cover da banda inglesa há 36 anos (Foto: Divulgação)

Chico Bustamante, ou Chico Forever, como é conhecido, conta que o repertório foi escolhido a partir de músicas que já possuem arranjos para orquestra e que a junção entre o popular e o erudito se encaixa perfeitamente com as músicas dos Beatles. “Tocaremos oito músicas ao lado da orquestra e seis em formato solo. Os Beatles são os mais clássicos dos populares”, observa o músico, referindo-se à capacidade do repertório beatle, que já perpassa gerações, de contemplar tanto o público jovem quanto os apreciadores do erudito.

O espetáculo, assim, cumpre seu objetivo de proporcionar ao público música de qualidade e uma oportunidade de enriquecimento cultural, promovendo intercâmbio e aproximando cada vez mais as pessoas de um repertório erudito e popular, representado e executado pela Orquestra Sinfônica Mário Vieira em parceria com o Beatles Forever. O espetáculo conta com o apoio do projeto Luz da Terra, da Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFJF, que se propõe a democratizar o acesso dos produtores culturais locais ao palco do Central, bem como a formação de público.

Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

O Cine-Theatro Central fica localizado na Praça João Pessoa s/nº, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3215-1400 (Cine-Theatro Central-UFJF)