Intuito do evento foi ressaltar a importância da prevenção ao câncer, explanar informações básicas sobre a doença e falar sobre as possibilidades de tratamento (Foto: Júlia Lima/UFJF)

“É preciso acabar com o estigma e preconceito em relação à palavra câncer, quanto menos se fala do assunto, mais perigoso ele fica. Se diagnosticado precocemente, a chance de cura é de 95%.” O alerta vem das enfermeiras Maria Heloisa Couri e Cheila Ventura, que estiveram à frente da palestra de prevenção ao câncer de mama realizada nesta quarta-feira, 18, na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento foi organizado Porte Empresa Júnior, que reúne estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e engenharias Civil, Elétrica, Ambiental e Sanitária em apoio à Campanha Outubro Rosa, realizada mundialmente para prevenir o câncer de mama.

O intuito do evento foi ressaltar a importância da prevenção ao câncer, explanar informações básicas sobre a doença e falar sobre as possibilidades de tratamento. A enfermeira aposentada e atual voluntária do Hospital Associação de Combate ao Câncer (Ascomcer), Maria Heloisa Couri, iniciou a palestra alertando sobre o câncer de mama ser o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. De acordo com dados de 2016 do Instituto Nacional de Câncer (Inca), há uma estimativa de, aproximadamente, 58 mil novos casos da doença.

Fatores
Os fatores que predispõem o câncer também foram indicados ao longo da fala das palestrantes. Dentre os fatores ambientais e comportamentais, são destacados obesidade e sobrepeso; sedentarismo; alimentação irregular; e consumo de bebida alcoólica. Já entre os fatores da história reprodutiva e hormonal, estão o fato de a mulher não ter tido filhos; primeira gravidez após os 30 anos; não ter amamentado; primeira menstruação antes dos 12 anos; menopausa após os 55 anos, uso de contraceptivo hormonal e reposição hormonal pós-menopausa.

Em relação à prevenção, Maria Heloisa falou sobre a importância do autoexame e como fazê-lo. As instruções são para que, após a menstruação, tocar as mamas com os braços para baixo; depois, levantados, fazer o toque no sentido horário tocando toda a circunferência das mamas e, por fim, espremê-las para conferir se sai ou não algum líquido.

A enfermeira destacou as anomalias que podem ser encontradas: alteração no tamanho ou na forma das mamas; vermelhidão ou coceira na mama e/ou ao redor do mamilo; liberação de líquido pelo mamilo sem apertar; inchaço na axila ou ao redor da clavícula; nódulo na mama que está sempre presente e não diminui; afundamento da mama; inversão súbita do mamilo; e dor constante.

O encontro contou ainda com o depoimento de Eloisa Helena de Menezes, que venceu o câncer de mama por meio da radioterapia. Ela conta que descobriu o câncer na mama direita por meio da mamografia. Em seguida, foi encaminhada para a biópsia e recebeu o diagnóstico. Eloisa precisou fazer uma mastectomia, que é a retirada completa da mama, além do tratamento por sessões de radioterapia. Ela afirma que uma experiência nunca é completamente ruim e considera que a doença a fortaleceu. “O primeiro impacto para muita gente é pensar que vai morrer. Mas isso não está certo e não ajuda. A primeira coisa que eu pensei foi que eu iria me tratar e me livrar de algo que não me pertencia. Tive câncer e não tenho mais. Há oito anos eu venci. Passei a dar valor a cada mínimo detalhe da vida.”

Campanha de arrecadação de lenços
Além da palestra de prevenção ao câncer de mama, a Porte Empresa Júnior organiza, também, uma campanha de arrecadação de lenços para distribuição a mulheres que perderam seus cabelos em decorrência do tratamento. Segundo o Ministério da Saúde, a cada ano, são registrados aproximadamente 60 mil novos casos de câncer de mama no Brasil.

Ao todo, a partir do dia 5 de outubro, serão dez pontos de coleta do material, dentro e fora da UFJF.

Confira os pontos de coleta dos lenços
Central de Atendimento da UFJF, prédio da Reitoria;
Critt: sala da Liga das Empresas Juniores;
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Galpão);
Faculdade de Engenharia da UFJF:  Porte (sala 4204), Mais Consultoria (sala 4202),  Impacto (sala 4200);
Faculdade de Farmácia:  Ecofarma (sala 3819);
Instituto de Artes e Design (IAD):  Aspecto (2a andar, ao lado do xerox);
Instituto de Ciências Exatas (ICE):  Code (sala 3311/laboratório 5);
Masci (Rua Constantino Paleta, 203, salas 49 e 50, Centro).

Outras informações:
(32) 2102-3430 – Porte Empresa Júnior