A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estará presente na 65ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorrem de 18 a 29 de outubro, em Goiânia (GO), e deve reunir mais de cinco mil atletas de todo o país em 20 modalidades de disputa.

Eduarda Alana Tavares, aluna do 7º período da Faculdade de Direito, irá representar Minas Gerais na modalidade de trabalhos acadêmicos, participando da exposição do que de melhor é apresentado nas universidades de ponta a ponta do Brasil. Assim como nas outras modalidades, os universitários se enfrentarão na disputa da medalha de ouro.

Duas comissões de avaliação irão adotar como base parâmetros que vão desde a estrutura de pesquisa à apresentação. Os trabalhos serão ainda publicados na revista South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, periódico online indexado em diversas bases nacionais e internacionais, como conceito “Qualis B1” na área de ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A juiz-forana tomou por base a experiência de Maria Cysneiros, primeira atleta transgênero a participar do Universitarius, para estudar a relação entre a inserção do trans no desporto universitário e a busca pelo seu reconhecimento dentro da comunidade. “Acreditamos no esporte como elemento de transformação social. Por meio dele, os mais variados grupos, tidos como minorias em nossa sociedade, conseguem alcançar seu autorreconhecimento e o reconhecimento no outro, uma vez que os sentimentos de inserção e pertencimento vão além das características pessoais do indivíduo”, explica Eduarda.