O assédio moral é, atualmente, um dos grandes problemas enfrentados por profissionais nos diversos setores do mercado de trabalho. Atitudes abusivas têm crescido e prejudicado o estado físico ou psíquico dos funcionários e alunos. Com intuito de debater a temática no ambiente acadêmico, o Ciclo de Debates promovido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, no próximo dia 17, psicólogo e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), José Roberto Heloani. O evento, que seria realizado inicialmente no Anfiteatro de Estudo Sociais, acontece no Anfiteatro das Pró-reitorias, às 9h.

Especialista em temas como estresse, organização do trabalho e assédio moral, Heloani tem inúmeros artigos publicados sobre o assunto e frequentemente é requisitado para falar sobre o tema nos principais veículos de comunicação do país. Em suas entrevistas, ele afirma que agressões a professores e histórias de humilhação no trabalho, em diferentes ambientes, mostram o quanto os trabalhadores têm sido cada vez mais atingidos por uma doença social com relação direta ao trabalho.

A palestra, voltada para membros da comunidade acadêmica, é a terceira apresentação do Ciclo de Debates organizado pelas pró-reitorias de Gestão de Pessoas (Progepe) e de Assistência Estudantil (Proae), pelas ouvidorias Especializada em Ações Afirmativas e Geral da UFJF, e diretorias de Ações Afirmativas (Diaaf) e de Imagem Institucional.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no dia da palestra. Será conferido certificado aos participantes.

O último encontro do ciclo de debates está programado para o dia 23 de novembro, às 9h, no Anfiteatro de Estudos Sociais. Na oportunidade, a UFJF receberá o professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Leonardo Barbosa, com a palestra “O universo discente e as suas relações no contexto universitário.”

Outras informações: (32) 2102-3930 – Pró-reitoria de Gestão de Pessoas

(32) 2102-6919 – Diretoria de Ações Afirmativas