Enade 2017: respondemos as principais dúvidas sobre a prova

Com a proximidade do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2017), que acontece no dia 26 de novembro em todo o Brasil, os estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) devem se organizar para preencher o Questionário do Estudante e esclarecer os principais questionamentos sobre a prova. O exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo indispensável para colação de grau. Pensando nisso, o Portal da UFJF respondeu as principais dúvidas sobre a prova.

Veja outras matérias sobre o Enade 2017

Quais cursos participarão do Enade neste ano?

Em 2017, o Enade vai avaliar os estudantes dos seguintes cursos da UFJF

  • que conferem diploma de bacharel: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia Computacional; Engenharia de Robótica e Automação Industrial; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica e habilitações; Engenharia Mecânica e Sistemas de Informação
  • que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Letras – Português; Filosofia; Física; Geografia; História; Matemática; e Química
  • que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes Visuais; Educação Física; Letras; Música; e Pedagogia.

Quem foi inscrito na prova?

Na UFJF, foram inscritos no Enade todos os estudantes com expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até o último dia de retificação, 31 de agosto.

Os alunos do Ensino a Distância (EAD) estão inscritos na prova?

Sim. Os alunos que cursam alguma graduação listada acima, na modalidade Ensino a Distância (EAD), também estão inscritos na Enade.

Meu curso está na lista deste ano e eu não fui inscrito pelo meu coordenador de curso. O que devo fazer?

Os alunos que não foram inscritos no Enade devem procurar a coordenação para ter a situação regularizada. Nesse caso, não será necessário realizar a prova em outro momento, uma vez que a falha se deu por ato de responsabilidade da instituição.

Até quando posso preencher o questionário do estudante?

Até o dia 26 de novembro, data de aplicação do exame em todo o Brasil. Vale ressaltar que os alunos inscritos no Enade precisam, obrigatoriamente, confirmar o cadastro no sistema de avaliação e responder ao questionário socioeconômico. Caso contrário, mesmo que tenham realizado a prova, constarão em situação irregular junto ao Inep.

Por que devo responder o Questionário do Estudante?

O questionário faz parte da nota do Conceito Preliminar do Curso e seu preenchimento é obrigatório. O não preenchimento implicará em situação de irregularidade junto ao Ministério da Educação (MEC). É importante preencher cuidadosamente, selecionando a alternativa correspondente à realidade.

Qual é o horário de realização da prova?

No dia de realização do exame, 26 de novembro, os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário oficial de Brasília (DF), sendo vedada a entrada do estudante após o fechamento dos portões.

Como é a prova?

A prova é constituída pelo componente de Formação Geral, comum a todas as áreas, e pelo componente específico de cada área. O componente de Formação Geral tem dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha. O Componente Específico tem 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha. O concluinte tem quatro horas para resolver toda a prova.

Onde farei a prova?

O local da prova será divulgado no próprio site do Enade, no dia 13 de novembro, após o término do preenchimento do Questionário do Estudante.

O que acontece se eu não fizer a prova?

O inscrito que não realizar a prova ficará em situação irregular, não estando apto a  receber o diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Ministério da Educação. O  Enade é componente curricular obrigatório para graduação.

Quem já fez Enade uma vez em outro curso, deverá fazer novamente?

Sim. Uma vez que o aluno preenche os requisitos previstos, ele será inscrito e deverá participar do Enade.

Faço duas graduações e ambos os cursos serão avaliados no Enade neste ano. Devo fazer duas provas?

Nesse caso, ao preencher o Questionário, o estudante deve escolher por qual graduação deseja realizar a prova. Vale ressaltar que o aluno não ficará irregular por não realizar a avaliação relativa ao outro curso, uma vez que o Inep dispensará o aluno da avaliação e constará, no sistema, como dupla graduação.

Se o estudante irregular troca de Instituição de Ensino Superior (IES), a irregularidade deixa de existir?

Não. A irregularidade é do estudante, que deve ser inscrito no Enade pela IES que está vinculado no momento das inscrições para a prova. 

Onde posso ver os modelos de provas antigos?

No site do Inep, os estudantes podem ter acesso aos modelos de provas antigos e aos respectivos gabaritos, desde 1998.

Estou em situação irregular e meu curso não está na lista. Como faço para solucionar minha pendência?

Os alunos que estão irregular e que não fazem parte do atual ciclo do Enade devem procurar a coordenação para ter sua situação normalizada. O período para regularização ocorre entre os meses de junho e julho e deve ser feita para que o aluno possa obter o diploma da graduação.

O estudante que não comparecer será automaticamente inscrito pela IES na próxima edição do Enade?

Não. O aluno que não comparecer à prova deverá justificar a ausência, a partir do dia 22 de dezembro, seguindo os procedimentos previstos no Edital Nº 26, de 16/07/2017. Nesse caso, ele só será inscrito novamente se estiver cursando a respectiva graduação na época em que seu graduação fazer parte do ciclo novamente. Vale ressaltar que a regularização é obrigatória para que os alunos possam obter o diploma sem nenhuma pendência.

Sou aluno intercambista (estou fora do país) e estou inscrito no Enade. Vou ficar em situação irregular?

Não. Os alunos que estão realizando intercâmbio em instituições de ensino conveniadas com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) serão dispensados através de seus coordenadores, a partir do dia 22 de dezembro. Desse modo, estarão em situação regular com o Inep.

Meu curso é de Segundo Ciclo e está na lista do Enade deste ano. Como sei se devo fazer a prova?

Se você espera concluir o curso até julho de 2018 ou já cumpriu 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso, você deve realizar a prova.

No caso de diferenças nas nomenclaturas dos cursos e/ou diretrizes curriculares, os coordenadores deverão escolher qual prova os alunos irão realizar.

Após fazer a prova, devo emitir uma declaração de comparecimento para fins comprobatórios?

O Enade não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação, nota ou comparecimento dos estudantes ao exame. A regularidade será atestada por meio de relatório específico a ser disponibilizado somente às Instituições de Educação Superior (IES) pelo Inep. Por isso, os estudante deverá entrar em contato com a coordenação de seu curso, após a prova, para verificar e atestar a sua participação.

Onde acesso a minha nota do Enade?

Para conhecer sua nota no Enade, o estudante deve acessar seu Boletim de Desempenho, disponível no portal do Inep. É possível acessar o Boletim utilizando o mesmo login e senha do cadastro e do questionário do estudante.Vale lembrar que o acesso ao resultado individual obtido no Enade é restrito ao estudante que tenha participado da prova.

A nota do Enade vai para o histórico acadêmico?

Não. O desempenho no Enade só consta no Boletim do Desempenho, que poderá ser acessado no site do Enade.

Outras informações: (32) 2102-3915 – (Diretoria de Avaliação Institucional)