cover facebook pism 2018Faltando duas semanas para o término das inscrições para Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism 2018), muitos candidatos ainda têm dúvidas em relação ao procedimento. O Portal da UFJF selecionou as perguntas mais frequentes que chegaram por meio das nossas redes sociais, para tentar sanar as questões.

Veja aqui todas as matérias no Especial sobre o Pism 2018

Como e até quando são feitas as inscrições?

As inscrições para o Pism 2018 podem ser feitas on-line, no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), até às 18h do dia 29 de setembro. A taxa é de R$ 110 e deve ser paga até às 20h do mesmo dia, exclusivamente no Banco do Brasil.

Posso fazer a inscrição presencialmente nos campi da UFJF?

Não. As inscrições só podem ser feitas on-line, no site da Copese.

Aqueles que não possuem computador ou acesso à internet, podem utilizar os terminais da UFJF na Central de Atendimento, no prédio da Reitoria, no campus Juiz de Fora, das 8h às 20h, de segunda a sexta, e das 9h às 12h no sábado.

Necessito de CPF e Carteira de Identidade (RG) para realizar minha inscrição no Pism 2018?

Sim. Para realizar sua inscrição é indispensável que você possua CPF e Carteira de Identidade (RG) em mãos. Se você ainda não tem algum desses documentos, providencie-os o mais rápido possível. Não é permitido fazer a inscrição com o CPF de outra pessoa, mesmo que sejam pais ou responsáveis.

Zerei o Pism I ou Pism II. Já estou fora do processo ou posso realizar a inscrição?

Os alunos que zeraram qualquer prova dos módulos I e II não estão excluídos do processo seletivo e podem realizar a inscrição no Pism 2018.

Vou fazer o Módulo III do Pism 2018 neste ano, mas não sei em qual grupo posso concorrer minha vaga. Onde encontro as informações detalhadas sobre cada grupo?

Nos últimos dias, o Portal da UFJF fez uma matéria explicando o funcionamento e os critérios dos dez grupos de concorrência. Clique aqui para conferir.

A inscrição no grupo correto é indispensável para garantir a vaga no momento da matrícula. Na matrícula, o candidato deverá apresentar os documentos que comprovam o enquadramento no grupo escolhido.

Fiz minha inscrição e imprimi o boleto. Posso pagar em qualquer banco?

O pagamento do boleto do Pism 2018 deve ser pago exclusivamente no Banco do Brasil, até às 20h do dia 29 de setembro.

Fiz minha inscrição, mas não imprimi o boleto. Como faço para imprimi-lo agora?

Para imprimir o boleto de uma inscrição já feita, basta ter em mãos o código de acesso e número de referência, exibidos na conclusão do preenchimento do formulário de inscrição, além de sua data de nascimento. Caso não tenha anotado esses dados, eles estão disponíveis no site da Copese.

Fiz minha inscrição, mas algum dado está incorreto. Como faço para alterá-los?

Caso você já tenha gerado o boleto bancário, será necessário realizar uma nova inscrição e imprimir o novo boleto.

Se você já pagou o boleto da inscrição com dado incorreto, deverá fazer uma nova inscrição, gerar novo boleto e pagá-lo. A inscrição válida é a referente ao último boleto bancário pago.

De acordo com edital, não será possível solicitar o reembolso da taxa do pagamento do boleto com os dados incorretos, pois o dinheiro recolhido vai direto para o Tesouro Nacional.

Fiz minha inscrição em um curso e agora resolvi optar por outro. O que devo fazer?

Nesse caso é necessário realizar uma nova inscrição, imprimir e pagar um novo boleto. Caso você já tenha efetuado o pagamento do boleto, não será possível solicitar o reembolso da taxa. De acordo com edital, o dinheiro recolhido vai direto para o Tesouro Nacional e, por isso, não poderá ser devolvido, independentemente do motivo.

Entrei com a documentação solicitando isenção de pagamento da inscrição. O que acontece caso meu pedido seja INDEFERIDO?

Ter o pedido indeferido quer dizer que você não conseguiu a isenção. Assim, você deve gerar, no site da Copese, a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar normalmente o pagamento da taxa, no valor de R$ 110, até às 20h do dia 29 de setembro. O prazo é o mesmo daqueles que não solicitaram a isenção do pagamento. O edital do Pism 2018 não prevê a possibilidade de recurso para o caso de indeferimento da solicitação.

Após fazer a inscrição e efetuar o pagamento do boleto, como confirmo se estou inscrito?

A primeira providência é guardar o comprovante de pagamento bancário junto com o boleto. Assim, se acontecer algum problema, você estará com o documento em mãos. Só a partir das 15 horas do dia 21 de novembro, o candidato terá acesso a impressão do comprovante definitivo de inscrição, diretamente no site da Copese, o qual ficará disponível até o dia 10 de dezembro.

Minha internet caiu enquanto realizava a inscrição. O que devo fazer?

Caso o candidato tenha algum problema de comunicação e não tenha concluído a inscrição, é possível recomeçar o processo de cadastro. É válido sempre o último requerimento efetivado.

Vale ressaltar que a Copese não se responsabiliza por cadastramento de inscrição não recebido devido a falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como a outros fatores de ordem técnica alheios ao seu ambiente que impossibilitem a transferência dos dados para o seu site.

Preciso de atendimento ou de condição especial para realizar a prova. O que faço para obter esse direito?

No ato da inscrição, você deve informar se necessita de atendimento ou de condições especiais para a realização das provas, assinalando o item referente a essa demanda. Após essa etapa, é necessário preencher o formulário específico de Requerimento do Atendimento Especial, disponível no site da Copese, e entregá-lo, juntamente com o laudo médico (quando necessário), até o dia 29 de setembro, por uma das seguintes formas:

  • pessoalmente ou por procuração, na Central de Atendimento, no prédio da Reitoria da UFJF, Campus Universitário, Bairro Martelos, na cidade de Juiz de Fora – MG, de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 18h;
  • pessoalmente, na Central de Atendimento, Campus Governador Valadares, à Avenida Dr. Raimundo Monteiro Rezende, 330 – Centro, de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 18h;
  • via correios, na modalidade de Carta Registrada com Aviso de Recebimento (AR), cujo comprovante deverá ser guardado pelo solicitante, com data de postagem até 29 de setembro de 2017, para o endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Coordenação Geral de Processos Seletivos – COPESE, Avenida Presidente Costa e Silva, 1518 – 2o andar, Bairro São Pedro, Juiz de Fora – MG, CEP 36037-000.

Gostaria de realizar minha inscrição com o nome social. Como devo proceder?

Para usar o nome social, é necessário solicitar o atendimento por meio de formulário próprio disponibilizado no  site da Copese das 15h de 4 de setembro às 18h de 29 de setembro. Os solicitantes deverão encaminhar à Copese o formulário preenchido, acompanhado de cópia do documento de identidade em uma das três formas:

  • pelos Correios, para Universidade Federal de Juiz de Fora – Coordenação Geral de Processos Seletivos – Copese, Avenida Presidente Costa e Silva, 1518 – 2º andar, Bairro São Pedro, Juiz de Fora – MG, CEP 36037-000, com a inscrição “Assunto: Solicitação de Uso de Nome Social” do lado de fora do envelope, com data de postagem até 29 de setembro;
  • pessoalmente, na Central de Atendimento do Campus Juiz de Fora, no prédio da Reitoria, de segunda a sexta, das 8h às 18h;
  • pessoalmente, na Central de Atendimento do Campus Governador Valadares, no Centro, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Os candidatos menores de 18 anos devem completar o formulário com as assinaturas dos pais ou responsável, com cópia de documento de identidade do responsável. O formulário será analisado para deferimento.

Outras informações: (32) 2102-3755/ 3738 (Copese)

Especial Pism 2018

Assine a newsletter da UFJF e receba todas as informações sobre o que ocorre na Universidade, como eventos, concursos, pesquisas e bolsas. Clique aqui para assinar

É estudante, TAE ou professor? Já é utilizado o e-mail informado no Siga para o envio dos boletins informativos do Estudante e do Servidor.