cover facebook pism 2018

Começam nesta segunda-feira, dia 4, as inscrições para os módulos I (triênio 2017-2019), II (triênio 2016-2018) e III (triênio 2015-2017) do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As inscrições podem ser feitas das 15h do dia 4 às 18h do dia 29 de setembro, exclusivamente on-line, no site da Comissão de Processos Seletivos (Copese). O edital do Pism 2018 será publicado a partir das 15h desta sexta-feira, 1º, no site da Copese.

Uma novidade desta edição é que o Módulo III do Pism reserva, para os ingressos no primeiro e no segundo semestre de 2018, 50% do total de vagas na UFJF e as demais 50% são destinadas para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Até então, a relação era 30% de vagas para o Pism e 70% para o Sisu.

Dessa forma, o Módulo III do Pism oferece um total de 2.323 vagas para ingresso em 2018, em 72 cursos, sendo 1.908 vagas em 62 cursos no campus Juiz de Fora e 415 vagas em dez cursos no campus de Governador Valadares. Para se inscrever, o candidato deve acessar o  site da Copese, realizar a inscrição no link indicado e imprimir a Guia de Recolhimento da União, referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 110. O pagamento deve ser feito até 20h do dia 29 de setembro, exclusivamente no Banco do Brasil.

A pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, ressalta que os candidatos devem estar atentos a todos os pontos do edital, especialmente na questão das cotas. “A atenção deve ser redobrado no momento da inscrição, para que o candidato não corra o risco de perder a vaga por escolher um grupo cotista ao qual não se adequa.”

Isenção da taxa de inscrição

Os candidatos que quiserem solicitar isenção da taxa devem fazer o pedido no ato da inscrição on-line, no site da Copese, das 15h de 4 de setembro às 15h de 11 de setembro. Não serão aceitas solicitações de isenção por quaisquer outros meios. Os pedidos de isenção podem ser feitos de duas formas: via CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS); ou pelos critérios da Lei 12.799/2013, desde que possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou recebido bolsa total em escola da rede privada. Essa condição serve apenas para os pedidos de isenção.

Sistema de cotas

Outra mudança que ocorre a partir desta edição do Pism é a reserva no Módulo III de vagas para pessoas com deficiência dentro das cotas previstas para escola pública já existentes até então. Do total de vagas, no mínimo 50% devem ser destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Nesse caso, não se aplicam as escolas filantrópicas, Telecurso, nem bolsistas de escolas privadas. O restante vai para a ampla concorrência, denominado Grupo C. Dentro do total de cotistas oriundos das escolas públicas, há oito grupos – A; A1; B; B1; D; D1; E; e E1 – diferenciados por renda, raça ou grupo étnico e deficiência.

O Grupo A é formado por candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. O grupo A1 é para candidatos com deficiência, que tenham as mesmas características dos candidatos do Grupo A.

O Grupo B é formado por candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, não autodeclarados pela cota racial; enquanto o Grupo B1 é para candidatos com deficiência, não optantes pelas cotas raciais e com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

O Grupo C é dedicado à ampla concorrência: candidatos que se inscrevem independente da declaração de renda, escola, cor, origem racial ou deficiência.

O Grupo D é para aqueles que se declaram pretos, pardos ou indígenas, independente da renda. O Grupo D1 para candidatos optantes pelas cotas raciais, que têm alguma deficiência, mas que não comprovam renda máxima.

O Grupo E é para candidatos que estudaram em escola pública, mas não autodeclarados pela cota racial; nem comprovam renda máxima. O Grupo E1 é para candidatos com as características do Grupo E, mas que têm alguma deficiência.

Como ação afirmativa própria da UFJF, o Pism 2018 criou o Grupo F, que destina vagas para candidatos surdos exclusivamente para o curso de Letras-Libras.

Nome social

Outra novidade nesta edição é que os candidatos travestis ou transexuais podem solicitar a inscrição com uso do nome social, pelo qual preferem ser chamados cotidianamente e que reflete sua identidade de gênero. A opção respeita o Decreto 8.727/2016 da Presidência da República e a Resolução 04/2017 do Conselho Superior (Consu) da UFJF. Para usar o nome social, é necessário solicitar o atendimento por meio de formulário próprio disponibilizado no  site da Copese das 15h de 4 de setembro às 18h de 29 de setembro. Os solicitantes deverão encaminhar à Copese o formulário preenchido, acompanhado de cópia do documento de identidade em uma das três formas:

  • pelos Correios, para Universidade Federal de Juiz de Fora – Coordenação Geral de Processos Seletivos – Copese, Avenida Presidente Costa e Silva, 1518 – 2º andar, Bairro São Pedro, Juiz de Fora – MG, CEP 36037-000, com a inscrição “Assunto: Solicitação de Uso de Nome Social” do lado de fora do envelope, com data de postagem até 29 de setembro;
  • pessoalmente, na Central de Atendimento do Campus Juiz de Fora, no prédio da Reitoria, de segunda a sexta, das 8h às 18h;
  • pessoalmente, na Central de Atendimento do Campus Governador Valadares, no Centro, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Os candidatos menores de 18 anos devem completar o formulário com as assinaturas dos pais ou responsável, com cópia de documento de identidade do responsável. O formulário será analisado para deferimento.

Comprovante definitivo de inscrição

O comprovante definitivo de inscrição deverá ser acessado e impresso pelos próprios candidatos a partir das 15h do dia 21 de novembro. A UFJF não enviará o documento pelos Correios nem o entregará pessoalmente.

Habilidade específica

Os candidatos ao curso de Música deverão fazer provas de habilidade específica. No dia 22 de outubro ocorre a prova de Teoria e Percepção Musical; em 24 e 25 de outubro ocorre a prova de Prática Musical.

Provas

As provas para os três módulos do PISM serão realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro, das 13h às 17h30. O local de prova de cada candidato estará contido no comprovante definitivo de inscrição. As provas serão realizadas nas cidades mineiras de Governador Valadares, Juiz de Fora, Muriaé e Volta Redonda (RJ).

Os portões serão fechados impreterivelmente às 13h, não sendo admitidos retardatários. O candidato deve permanecer no local de prova, pelo menos, durante 1h30 após o início das provas. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada de provas.

Resultados

O resultado da prova de habilidade específica para o curso de Música será divulgado em 31 de outubro.

As notas das provas do Módulo III do PISM serão divulgadas no dia 1º de fevereiro de 2018. O resultado final, após a interposição e análise dos recursos, sai no dia 8 de fevereiro de 2018.

As notas das provas dos Módulos I e II serão divulgadas no dia 8 de março de 2018; sendo o resultado final publicado em 15 de março de 2018.

Outras informações: (32) 2102-3755/ 3738 (Copese-UFJF)

Pism 2018

Assine a newsletter da UFJF e receba todas as informações sobre o que ocorre na Universidade, como eventos, concursos, pesquisas e bolsas. Clique aqui para assinar

É estudante, TAE ou professor? Já é utilizado o e-mail informado no Siga para o envio dos boletins informativos do Estudante e do Servidor.