enade2-slide

Os graduandos inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 precisam, obrigatoriamente, confirmar o cadastro no sistema de avaliação e responder ao questionário socioeconômico.  Os procedimentos devem ser realizados on-line, no endereço enade.inep.gov.br, a partir da próxima segunda-feira, dia 4, até 26 de novembro, data de aplicação do exame em todo o Brasil.

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos estudantes em relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências para atuação profissional e conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, bem como sobre outras áreas do conhecimento. É componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, ficando registrado nos históricos escolares. Nesta edição, apesar de os coordenadores de cursos permanecerem responsáveis pelas inscrições dos estudantes, é de dever dos discentes a confirmação on-line de todo o processo.

Quem deve ser inscrito no Enade

Na UFJF, serão inscritos no Enade todos os estudantes com expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até o último dia de retificação, 31 de agosto.

Como é a prova?

A prova, que será aplicada em 26 de novembro, é constituída pelo componente de Formação Geral, comum a todas as áreas, e pelo componente específico de cada área. O componente de Formação Geral tem dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha. O Componente Específico tem 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha. O concluinte tem quatro horas para resolver toda a prova.

Cursos avaliados

Em 2017, o Enade vai avaliar os estudantes dos seguintes cursos da UFJF

  • que conferem diploma de bacharel: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia Computacional; Engenharia de Robótica e Automação Industrial; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica e habilitações; Engenharia Mecânica e Sistemas de Informação
  • que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Letras – Português; Filosofia; Física; Geografia; História; Matemática; e Química
  • que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes Visuais; Educação Física; Letras; Música; e Pedagogia

Outras informações: (32) 2102-3915(Diretoria de Avaliação Institucional)

secretaria.avaliacao@ufjf.edu.br