A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia no próximo sábado, dia 19, a premiação dos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) das escolas ligadas à Superintendência de Ensino (SRE) de Juiz de Fora. O evento acontece no Anfiteatro do Centro de Ciências, às 14h, e contará com a presença do reitor da Universidade, Marcus David.

Ao todo, 66 estudantes de 11 cidades da região serão premiados pelo seu desempenho na Obmep 2016. Do total de medalhas, seis são de ouro, 23 de prata e 37 de bronze. A cerimônia homenageará também cinco professores pelo bom desempenho de seus alunos na competição.

Além da condecoração, os alunos serão beneficiados com a participação em programas de iniciação científica, como PIC-Jr e Obmep na Escola, bolsas destinadas a estudantes do ensinos básico e médio, que oferecem a chance de desenvolver habilidades para solução de problemas matemáticos. Outros programas são oferecidos aos estudantes, como PICME, que envolve Iniciação Científica e Mestrado e bolsa de manutenção do Instituto TIM – OBMEP.

Essas oportunidades fazem parte do apoio que a Universidade oferece ao projeto, por meio das professoras Beatriz Casulari da Motta Ribeiro (coordenadora regional dos PIC-Jr) e Flaviana Andrea Ribeiro (coordenadora regional do PICME), e do professor Sandro Rodrigues Mazorche (coordenador regional da Obmep), todos pertencentes ao Departamento de Matemática da UFJF.

Outro apoio oferecido ocorre por intermédio do projeto de extensão, coordenado pelo professor Sandro Rodrigues Mazorche. O programa é responsável por cuidar da logística de aplicação, correção de provas e premiação de alunos de sete superintendências de ensino, que englobam 139 cidades envolvendo, aproximadamente, 200 mil estudantes. Atualmente, a ação possui quatro bolsistas, sendo dois remunerados e dois voluntários.

Para a professora Beatriz Casulari da Motta Ribeiro, a realização da premiação no Centro de Ciências é algo importante para o projeto, principalmente no que tange aos alunos. “É um primeiro contato com a Universidade para muitos deles. Alguns nem sonham em entrar na universidade, é uma coisa abstrata para muitos deles, principalmente para os alunos de cidades do interior”, afirma. Além da premiação, os estudantes terão a oportunidade de conhecer as exposições sediadas no complexo científico.

Criada em 2005, a Obmep é uma competição organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Em todo brasil, 17,8 milhões de alunos participaram da Obmep 2016, premiando 6.502 estudantes com medalhas, sendo 501 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.501 de bronze.

Outras informações: (32) 2102-3308 – Ramal 209 (Departamento de Matemática)