sfs

Evento visa proporcionar aos alunos a reflexão sobre outros saberes, que vão além do conhecimento acadêmico

Para debater as manifestações artísticas e culturais marginalizadas junto à comunidade escolar, o Departamento de Ciências Humanas do Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promove, de segunda a sábado, 14 à 19 de agosto, a Semana de Ciências Humanas. O evento é anual e, em 2017, tem o tema “Gentes em Movimento”, reunindo movimentos sociais e uma programação diversa. As atividades são destinadas à comunidade escolar do Colégio e aos estudantes e professores ligados à UFJF, sem necessidade de inscrição prévia.

A proposta da Semana é que diferentes narrativas, culturas e manifestações de rua ganhem visibilidade e voz dentro da escola. Para isso, o evento conta com a participação de representantes de movimentos sociais, tais como o  Movimento dos Trabalhadores sem Terra, Movimento Negro, representantes e pessoas ligadas ao Movimento LGBT.

Confira a programação completa

 

Pela manhã do primeiro dia, os interessados podem participar da mesa de debate “Tenda Vermelha”, conduzida pelo professor Willian Falcão, no Anfiteatro do Ensino Fundamental, das 7h10 às 9h40. Em seguida, a partir das 10h, as discussões serão acerca do tema “O estrangeiro fora de seu país e a manutenção da cultura árabe”, com o convidado Sheik Mahmud Adel Hassan Mozahem, e mediação da professora Edylane Eiterer.

Membro da comissão organizadora, Leandro Faber Lopes avalia que essa proposta de reflexão proporciona ao aluno acesso a outros saberes que vão além do conhecimento acadêmico. “É importante para a comunidade escolar ter contato com outros conhecimentos, abordar um tema transversal, discutir e debater um assunto que não está dentro do conteúdo programado. Com isso, buscamos uma formação mais humanizada e mais completa”

Além das mesas, o encontro conta com a exibição de filmes e mostras fotográficas, entre outras atividades. Todas elas serão realizadas nas dependências do Colégio.

Outras informações:
(32) 3229-7611 – Colégio de Aplicação João XXIII