Os valores das bolsas variam de R$ 2.871,90 a R$ 6.819,30 mensais, além de reserva técnica (Foto: Freepik)

No UFJF Oportunidades deste semana, separamos cinco vagas para você que está cursando doutorado e quer emendar um pós-doutorado. As oportunidades destinam-se aos estudiosos das áreas de Ciências Políticas e Sociais, Psicologia, Ciência da Computação e Bioquímica. Os valores das bolsas variam de R$ 2.871,90 a R$ 6.819,30 mensais, além de reserva técnica.

Com duas bolsas, uma para doutor e outra para doutorando, o projeto: “O Relatório Brasil sobre o cumprimento da Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação Racial”, está com inscrições abertas até 3 de agosto. Entre as funções a serem desenvolvidas, estão: avaliar e propor políticas públicas e programas essenciais ao desenvolvimento do país e formular estudos prospectivos para orientar estratégias de médio e longo prazo. A bolsa tem vigência de 12 meses, e pede que os candidatos já tenham interesse em pesquisar assuntos da área. A vaga é oferecida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Para mais informações, leia o edital.

O Projeto Valorização de lignina em plantas etanol celulósico: conversão biocatalítica por ácido ferúlico para produtos químicos de alto valor está com vaga aberta para atuação de estudiosos nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular. A vaga é oferecida pela Universidade de Sorocaba, para pós-doutorado. O prazo de inscrição encerra em 30 de julho. O projeto tem como objetivo desenvolver novos métodos biocatalíticos para conversão de material lignocelulósico em compostos químicos de alto valor. Os interessados deverão enviar carta de apresentação, curriculum vitae e dois contatos de recomendações para Fabio Squina, no endereço fabio.squina@prof.uniso.br. Mais informações.

Para estudiosos da área de Ciências da Computação, o projeto Análise integrativa de sistemas para o estudo de redes de regulação da expressão gênica relacionadas a produção de biomassa em microalgas segue com vagas abertas até 12 de setembro. Oferecido pelo Laboratório de Biologia de Sistemas Regulatórios (Labis), que é parte do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP, a pesquisa trabalha com a geração, análise, interpretação e integração de dados biológicos massivos e o desenvolvimento de bancos de dados e modelos computacionais para a compreensão da regulação de respostas celulares em microalgas e sua potencial aplicação em processos biotecnológicos. Saiba mais.

Com uma vaga voltada para Ciências Política, o projeto As Instituições Políticas Subnacionais: Um Estudo Comparativo dos Estados Brasileiros está com inscrições abertas, até 17 de agosto, para pós-doutorado com duração mínima de 12 meses e máxima de 48. Oferecida pelo Centro de Política e Economia do Setor Público (Cepesp) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) o candidato irá atuar com foco na coordenação eleitoral no Brasil: 1900-1964, no período compreendido entre a Primeira e a Terceira República. Para saber mais.

O projeto Modelagem Matemática/Estatística em Ciências do Comportamento procura pós-doutorando da área de Psicologia para atuação no Laboratório de Etologia Humana do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (São Paulo). As inscrições seguem até 25 de setembro. O candidato selecionado trabalhará em um estudo financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) aplicando modelagem de equações estruturais, abordagens estatísticas multivariadas e teoria de resposta ao item ao estudo de indicadores do bem-estar humano. O candidato deve ter concluído o seu doutoramento numa área correlata ao estudo revelando conhecimento avançado de matemática/estatística aplicada às ciências do comportamento. Para outras informações.