Visando a desmistificar a noção de que fenômenos psíquicos não podem ser investigados cientificamente, o professor e pesquisador da Universidade de Cambridge, Andreas Sommer, direcionou suas pesquisas para entender como esses eventos são compreendidos por diferentes grupos de pesquisadores.

Sommer é o convidado da conferência “Você tem medo do escuro? Experiências psíquicas e espirituais na história da psicologia e psiquiatria”, promovida pelo Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da Faculdade de Medicina da UFJF (Nupes). O evento acontece no dia 31, às 19h, no Instituto de Ciências Humanas (ICH) e contará com tradução simultânea.

O palavra “escuro”, presente no título da palestra, é uma metáfora ao oculto, aos fenômenos psíquicos e espirituais antes incompreendidos e negligenciados pela Ciência, mas que têm ganhado interpretações de diversas áreas de pesquisas.

O convite ao estudioso de Cambridge foi feito pelo professor de psiquiatria e diretor do Nupes, Alexander Moreira Almeida. “Ao final do século XIX, havia dois grupos de pesquisadores em psicologia e psiquiatria: enquanto um defendia os estudos científicos sobre esses fenômenos, o outro acreditava ser bobagem tal investigação, uma vergonha perante a comunidade científica. Mas é importante mostrar que os estudos em psicologia científica não só existem como são fundamentados, embora a História os tenha reprimido por tanto tempo”, analisa.

A conferência é gratuita, aberta a interessados e não requer inscrição.

Outras informações: Nupes – UFJF