Colônia de Férias

Meninos e meninas de 5 a 11 anos reúnem-se em atividades lúdicas (Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

“Já estou ansioso para voltar amanhã. O que eu mais estou gostando hoje é plantar. Vai ser muito divertido ver o feijão crescer.” Quem está nessa expectativa é João Pedro Furtado de Oliveira, de oito anos, após participar da atividade de plantio de feijão em algodão molhado, no primeiro dia da Colônia de Férias da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento contou com a participação de 187 crianças entre 5 e 11 anos. O encontro é oferecido pela Ace Jr Assessoria e Consultoria Esportiva – empresa júnior da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) -, em parceria com o grupo Oficina Lúdica. As atividades tiveram início nesta segunda-feira, 17, e vão até sexta-feira, dia 21 de julho.

O jornalista Jean Oliveira, pai do João Pedro de Oliveira, destaca o ganho de autonomia e a socialização com crianças de realidades diferentes como possíveis aprendizados. “É bom ficar um pouco longe da família e conhecer outras crianças, porque aqui tem meninos e meninas de vários lugares, de várias escolas. É importante acostumar a ficar um pouco longe e a interagir com outras crianças que ele ainda não conhece para desenvolver noções de respeito, por exemplo.”

Para desenvolver as atividades, as crianças foram divididas em três grupos por faixa etária: cinco a seis, sete a oito e nove a onze anos de idade. O início da tarde contou com um acolhimento com brincadeiras de roda para que as crianças estabelecessem o primeiro contato e para aquecer os ânimos. Em seguida, envolveram-se em dinâmicas, como passeios pela Faefid e pinturas com tinta.

Colônia de Férias

Primeiro dia foi marcado por atividades relacionadas ao meio ambiente. (Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

O objetivo da iniciativa é promover atividades que tirem as crianças do ócio, da imersão no mundo cibernético e tecnológico a partir da prática de esportes e jogos lúdicos que mexam com o corpo e a imaginação. O primeiro dia foi marcado por atividades a partir do conceito de meio ambiente. A programação é diversificada e cada dia trará um novo tema para as crianças, como ginástica, música e circo; jogos populares e esportivos; e o dia de aventura.

O presidente da Ace Jr, Higor Fiorino Tolomelli, ressalta que a Colônia de Férias pode proporcionar experiências que vão além do puro lazer. “É importante vivenciar o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e criar possibilidades de diversão. Temos um plano de atividades, mas, se a criança criar outra brincadeira, a gente segue. A criança está numa fase de aquisições psicomotoras e psicológicas e, se você desperta a sua criatividade e imaginação, possibilita maior desenvolvimento para a fase adulta.”

As inscrições para a Colônia de Férias estão encerradas. O valor da taxa foi de R$ 15 por criança e o montante é convertido na compra dos materiais que serão utilizados na realização das atividades.