Campus é opção para quem prefere programas ao ar livre (Foto: Caique Cahon)

As férias acadêmicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começaram  nesta quinta-feira, dia 13.  Se você vai estar de folga no período e não vai viajar, pode aproveitar a oportunidade para fazer passeios culturais aqui mesmo, na cidade. Confira algumas opções oferecidas pela Universidade:

Com três mil metros quadrados distribuídos em quatro andares, o Centro oferecerá diversas atividades para os visitantes (Foto: Ciro Cavalcanti)

Centro de Ciências

Dentre as atrações estão as seguintes exposições: Tabela Periódica Interativa; Aprenda Brincando;  Célula ao Alcance da Mão;  Energia Nuclear,  além do Museu de Arqueologia e do Espaço Interativo do Museu de Malacologia.

O espaço funcionará em regime especial com visitas espontâneas durante este mês, de terça a sexta, das 8h15 às 11h30 e das 14h às 17h30. Às terças e quintas-feiras haverá também expediente noturno, das 19h às 20h. Aos sábados, o funcionamento acontece de 14h às 16h, e aos domingos, de 9h às 11h. São permitidas até 100 pessoas simultaneamente no local.

O Centro de Ciências fica no Campus Juiz de Fora da UFJF.

Outras informações: (32) 2102-6913 ou 2102-6914

(Foto: Géssica Leine)

Espaço conta com três mostras diferentes Foto: Géssica Leine)

Forum da Cultura

O público poderá conferir três mostras diferentes: “Artesanato português”, “Territórios circulares” e “Fotografias do Forum”. Confira os horários e datas:

Mostra “Artesanato português”

Visitações de segunda a sexta, de 14h às 18h, até o dia 28 de julho

Mostra “Territórios circulares”, de Matheus de Simone, Raízza Prudêncio e Washington da Silva. Visitações de segunda a sexta, de 14h às 18h, até o dia 21 de julho

Mostra “Fotografias do Forum”. Visitações de  segunda a sexta, de 14h às 18h, de 25 de julho a 4 de agosto.

O Forum da Cultura fica na Rua Santo Antônio, 1112, Centro.

Outras informações: (32) 3215-3850

Memorial reúne (Foto: Twin Alvarenga)

Memorial reúne vários objetos do ex-presidente (Foto: Twin Alvarenga)

Memorial da República Itamar Franco

Além do acervo histórico-cultural permanente, constituído de arquivo de documentos e imagens (fotografias e vídeos) referentes ao período em que o presidente Itamar Franco exerceu cargos públicos no Brasil e exterior, é possível conferir a exposição ‘Terra de Vera Cruz’, pinturas de Eliardo França, de terça a sexta-feira, de 9h às 18h;  sábado e domingo de 12h às 18h.

O Memorial da República Itamar Franco fica na Rua Benjamin Constant, 790, no Centro.

Outras informações: (32) 3229-7650

Exposições, mostras de cinema e oficina de férias integram programação (Foto: Frederico Boza)

Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm)

Dentre as atrações estão exposições, mostra de cinema e oficina de férias. O Mamm funciona de terça a sexta-feira, de 9h às 18h;  sábado e domingo, de 12h às 18h.

Galeria Retratos-relâmpago: Gravura Contemporânea: A poética do visível

Galeria Poliedro: Ilustrações de Axl Leskoschek para Dostoiévski

Galeria Convergência: Murilo Mendes – Acervo

Cinema

Mostra “Travessias- Cinema Negro das Américas e de produções audiovisuais africanas”

Sessões: 13,20, 27 julho até 24 agosto, sempre às quintas-feiras, às 19h, no auditório do MAMM.

Oficina de Férias

As inscrições são gratuitas e já estão abertas. O projeto será realizado em duas turmas: a primeira, entre 18 e 21 de julho, voltada para crianças de 7 a 9 anos; a outra, entre 25 e 28 de julho, destinada à faixa etária de 10 a 12 anos. Ambas serão realizadas das 13h às 17h.

Durante a Oficina de Férias, as crianças terão oportunidade de conhecer mais sobre o funcionamento e a estrutura do Museu e, também, do Memorial Itamar Franco.

O Museu de Arte Murilo Mendes fica na Rua Benjamin Constant, 790, no Centro.

Outras informações: (32) 3229-7621

Para usar bicicletas é necessário realizar cadastro prévio (Foto: Alexandre Dornelas)

Campus

Para quem prefere programas ao ar livre, o Campus oferece parquinho, bicicletário, academia ao ar livre, pista de skate, além de espaço amplo e tranquilo para piquenique e leitura.