O Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reuniu-se nesta quinta-feira, 13 de julho, e tomou decisões importantes para a comunidade acadêmica.

O reitor Marcus Vinicius David iniciou a reunião dando boas-vindas aos novos membros do Conselho Superior, à vice-diretora da Faculdade de Letras, Aline Fonseca, e aos representantes do Conselho Setorial de Extensão e Cultura, Raquel Fellet Lawall, Samuel Rodrigues Castro e Schirley Maria Policário.

Marcus David comunicou aos conselheiros sobre os encaminhamentos referentes à última reunião do Consu. A UFJF enviou ofício ao Ministério da Educação, reforçando os pedidos de informação sobre a situação orçamentária da Universidade. A Instituição também publicou nota sobre as medidas que estão sendo tomadas em conjunto pela Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) e pela Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra) junto à empresa terceirizada responsável nos processos de formação dos vigilantes.

Marcus David ainda comunicou informações sobre as ações da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), ressaltando o processo eleitoral pelo qual a instituição vai passar daqui a 15 dias. O reitor ainda destacou o pesar pelos falecimentos de dois alunos da UFJF e do professor Franz Joseph Hochleitner.

A vice-reitora Girlene Alves da Silva relatou sobre a viagem feita até o campus avançado de Governador Valadares, acompanhada pelo pró-reitor de Infraestrutura, Marcos Tanure, e pelo secretário-geral da UFJF, Rodrigo de Souza Filho. Considerou a visita produtiva, destacando a realização de audiência pública na Câmara Municipal, com representação da Universidade, da Prefeitura de Governador Valadares, da Cemig, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e do Ministério da Educação, sobre as questões do campus avançado. Após essas intervenções, foi iniciada a ordem do dia, com as pautas previstas.

A primeira pauta da reunião foi o processo de Dimensionamento das Necessidades Institucionais de Pessoal Técnico-Administrativo em Educação (Prodin), cujo relator é o professor da Faculdade de Economia, Lourival Batista de Oliveira Júnior. O relator leu seu parecer e voto, sugerindo alterações na atual minuta do Prodin, proposta pela comissão, apresentando uma minuta alternativa e solicitando consulta prévia à comissão instituída para implantação do Prodin antes da apreciação do Consu.

A técnica-administrativa em educação que representa o Sintufejuf na comissão, Elinete Rejane da Silva, fez uma apresentação sobre o Prodin e propôs um debate da proposta feita pelo professor Lourival junto à comunidade acadêmica. Ela ressaltou a necessidade de diagnóstico da composição, análise do mapeamento dos processos de trabalho e a elaboração da proposta matriz de modo sinérgico, progressivo e contínuo. Por fim, a comissão propôs algumas alterações no texto apresentado pelo relator.

Alguns conselheiros consideraram a necessidade de mais mudanças na minuta do Prodin. Após as intervenções, a minuta com alterações da comissão do Prodin foi posta em votação. A resolução de implantação do Prodin foi aprovada, com uma série de mudanças apresentadas e votadas pelos conselheiros.

Em sua segunda pauta, o Consu aprovou a criação de uma comissão formada para apresentar uma proposta de resolução para a distribuição de recursos captados pelas unidades acadêmicas. A comissão será composta por dois membros do Conselho Superior que sejam diretores de unidades acadêmicas, dois membros da Administração Superior e dois membros das entidades representativas, caso essas entidades queiram participar.

A terceira pauta da reunião foi a indicação de um conselheiro membro do Consu para compor o Conselho Fiscal da Fundação Instituto Mineiro de Estudos e Pesquisas em Nefrologia (Imepen). Foi indicado e aprovado o nome do professor da Faculdade de Economia, Lourival Batista de Oliveira Júnior para compor o referido conselho.0

O Consu votou ainda pelo deferimento de recursos de análises socioeconômicas de 17 estudantes que foram indicados para provimento pela comissão técnica de avaliação. Na sequência, os conselheiros também votaram pelo indeferimento de recursos interpostos por cinco estudantes, acompanhando pareceres da comissão técnica.

Na sequência, foi votada a doação de equipamentos pela Fundação Médica do Rio Grande do Sul ao Hospital Universitário da UFJF. O relator do processo, professor Wilhelm Passarella Freire, apresentou voto favorável à doação. Após discussão, a doação foi aprovada.

Por último, o Consu aprovou a emissão de um parecer favorável para a alteração estatutária da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), conforme indicado pelo relator do processo, professor Altemir José Gonçalves Barbosa.

Feitas as disposições finais, a reunião do Consu foi terminada. A próxima reunião do Conselho ocorre em agosto.