O Auditório Geraldo Pereira, do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), recebe, nesta quarta-feira, 21, o recital “Musical em bom português”, performado pelos alunos de Canto do IAD. O evento começa às 18h, é gratuito e aberto ao público.

(Foto: lidiastock via visualhunt.com)

No programa, estão obras de Chico Buarque, como Ópera do Malandro e Gota D’Água, e versões de outros musicais (Foto: lidiastock via visualhunt.com)

No recital, dez estudantes apresentam trechos de musicais brasileiros e estrangeiros em suas versões em português autorizadas para montagens brasileiras. No programa, estão obras de Chico Buarque, como Gota D’Água e Ópera do Malandro, assim como versões de trechos de Os Miseráveis, A Noviça Rebelde, O Médico e o Monstro, A Família Addams e Miss Saigon.

“Cada um dos alunos vai apresentar uma cena em cima da música escolhida, cuja interpretação e movimentação cênica devem ser próprias, criadas por eles. Vamos simular uma experiência de audição, para que estes estudantes conheçam como funciona o mercado de musicais no Brasil”, explica a professora da disciplina Canto, Maíra Lautert.

Segundo Maíra, o objetivo da atividade, que é uma das avaliações do semestre para estudantes do Bacharelado e da Licenciatura, é mostrar a realidade do cantor que quer ingressar na área de musicais no Brasil. “Quando apresentei a proposta de cantar tudo em português, muitos alunos não gostaram da ideia. Mas para atuar no mercado nacional de musicais, o músico tem que cantar em português, pois os espetáculos são em português. Cantar, é muito mais do que mostrar um talento, é também atender a um mercado.”

Os ensaios estão dando resultado. “No último encontro que tive com os estudantes, eles apresentaram as músicas que irão cantar no recital e já estavam cantando muito melhor em português do que em inglês. É importante que eles percebam que essa é a nossa língua e que o instrumento fisiológico do brasileiro foi preparado para cantar em português.”

Os alunos de canto da UFJF serão acompanhados pelas pianistas do Laboratório de Grupos Musicais do IAD, Nariá Assis e Juliana Costa.

(32) 2102-3350 – Instituto de Artes e Design