O curso de Farmácia do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) recebeu conceito quatro na avaliação do Ministério da Educação (MEC), realizada entre os dias 14 e  17 de maio. A nota confirma o reconhecimento do curso pela Instituição. O conceito máximo que pode ser obtido por esta avaliação é cinco.

A comissão avaliadora traçou uma agenda de reuniões com servidores e estudantes, bem como visitas aos ambientes utilizados pelo curso, como salas de aula e biblioteca. A avaliação se baseia em três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura. De acordo com o documento, foram considerados atendidos todos os requisitos legais para o reconhecimento do curso, inclusive as condições de acessibilidade das instalações.

“A avaliação foi muito criteriosa, pois eles são muito experientes. A organização didático-pedagógica e o corpo docente do curso foram extremamente bem avaliados. Nossa deficiência apontada por eles foi a infraestrutura. Entretanto, eles destacaram como positiva a efetiva inserção do curso de Farmácia no Sistema Único de Saúde (SUS), que é um dos quesitos novos na avaliação. O curso de Farmácia está muito bem inserido no SUS, com disciplinas ao longo dos períodos letivos”, afirma a professora coordenadora do curso de Farmácia da UFJF-GV, Regina Kelmann.

Para o pró-reitor adjunto de Graduação da Universidade, Cassiano Caon Amorim, a avaliação aponta quais os caminhos o curso deve seguir para melhorar ainda mais seu rendimento. “São três grandes áreas que são analisadas e em duas delas fomos muito bem avaliados: a que diz respeito ao projeto político-pedagógico do curso e à qualificação dos docentes e técnicos da Universidade. Tivemos críticas relacionadas à estrutura, acessibilidade, laboratórios, que consideramos observações importantes para o avanço da qualidade dos cursos da Universidade, especialmente o de Farmácia”.

A coordenadora do curso acrescenta que “a equipe avaliadora elogiou também o fato de existirem muitos projetos de pesquisa e extensão, principalmente voltados à saúde e inseridos no SUS. Atualmente, o curso de Farmácia da UFJF-GV faz parte do PET-GraduaSUS UFJF-GV, e muitos professores integram o NEPI (Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa)”.

Cassiano finaliza: “Esse é um resultado muito positivo para toda a Universidade, mas especialmente para o campus avançado e o curso de Farmácia, devido ao empenho que a coordenação, a direção do campus, professores e TAE’s tiveram para que obtivéssemos a nota quatro. São muitos desafios que a área da saúde tem para implementar um curso como o de Farmácia, mas com essa dedicação, conseguimos uma ótima avaliação”.

Além do curso de Farmácia, outros cursos da UFJF-GV já foram avaliados e aprovados pelo Inep: Administração, Direito, Fisioterapia, Ciências Contábeis e Educação Física.

Confira o cronograma e os relatórios dos cursos já avaliados.