O curso de Bacharelado em Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), recebeu conceito quatro na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) entre os dias 26 e 29 de abril – o que ratifica o reconhecimento do curso pelo órgão. O conceito máximo que pode ser emitido por esta avaliação é cinco.

A visita da comissão formada por dois avaliadores foi composta por reuniões com os dirigentes da instituição, com o coordenador do curso, membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), com os membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE), funcionários e técnicos administrativos, além de professores e alunos do Bacharelado. Também foram realizadas visitas a todos os ambientes utilizados pelo curso, como salas de aula, laboratórios  e bibliotecas.

Para o coordenador do curso de Ciências Exatas, Wilson de Souza Melo, uma série de fatores contribuiu para a boa avaliação. “Com relação aos profissionais que atuam no ICE, temos um corpo docente experiente, produtivo e qualificado, além de um corpo de TAEs e outros profissionais dedicados e competentes.  Não se pode esquecer, também, do apoio que tradicionalmente a Administração Central sempre nos deu.”

Segundo a diretora de Avaliação Institucional da Universidade, Michèle Farage, “na reunião de encerramento, os avaliadores elogiaram a iniciativa da UFJF, de oferecer um curso inovador baseado, fundamentalmente, na flexibilidade. O fato de se permitir aos discentes o acesso a opções de segundo ciclo foi também destacado pela comissão, pelo fato de evitar escolhas precoces. Destacaram também a qualidade e comprometimento do corpo de docentes, e TAEs, além das ações institucionais – ensino, pesquisa e extensão – no âmbito do curso.”

Já o coordenador afirma que a nota obtida é um fator motivacional para a evolução do curso. “Temos que evoluir bastante na questão da avaliação institucional e no trato dos problemas que levam à retenção e à evasão. Creio que a regulamentação do acompanhamento acadêmico ajudará bastante nesta evolução. Fica claro que contamos com um corpo docente muito bem qualificado e montamos uma ótima infraestrutura para o funcionamento do curso”, conclui o professor.

Outras informações: (32) 2102-3326 – Graduação em Ciências Exatas