O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, no dia 27 de abril, os cursos que serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2017.  De acordo com a Portaria nº 8/2017 do Ministério da Educação (MEC), os cursos avaliados nesta edição serão:

Bacharelados em Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Computação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia; Sistema de Informação.

Bacharelados e Licenciaturas em Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras – Português; Matemática; e Química.

Licenciaturas em Artes Visuais; Educação Física; Letras – Português e Espanhol; Letras – Português e Inglês; Letras – Inglês; Música; e Pedagogia.

Tecnólogo nas áreas de: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Produção Industrial; Redes de Computadores; e Gestão da Tecnologia da Informação.

Data da prova já foi definida

A prova está marcada para o dia 26 de novembro (domingo). Entretanto, os procedimentos para inscrições dos alunos e outras informações sobre o Exame ainda serão definidos pelo Instituto.

Nota máxima

Entre os 11 cursos da UFJF avaliados pelo Enade em 2015, 70% conquistaram a nota máxima (5), enquanto 90% alcançaram os conceitos 4 ou 5, os maiores estipulados pela avaliação. Os resultados foram divulgados no dia 8 de março, pelo Ministério da Educação (MEC). A escala de notas vai de 1 a 5, e cada curso é avaliado com a periodicidade de três anos.

Sete cursos da Instituição Administração, Ciências Contábeis, Direito diurno, Direito noturno, Jornalismo diurno, Jornalismo noturno e Psicologia conseguiram a nota máxima no Conceito Enade. Já os cursos de Ciências Econômicas e Design, do campus Juiz de Fora, e Economia, do campus de Governador Valadares, obtiveram conceito 4, o segundo maior. Com estes resultados, 90% dos cursos analisados da UFJF atingiram desempenhos considerados acima da média ou excelentes.

Outras informações: (32) 2102-3915 – Diretoria de Avaliação Institucional