Julvan Moreira Foto Alexandre Dornelas

Julvan Moreira: “O que foi apresentado na assembleia final serviu para o surgimento de diversas reivindicações, demandas que precisam ser organizadas e atendidas pela instituição” (Foto: Alexandre Dornelas)

O evento “Diversidade na UFJF” reuniu alunos de diversos cursos, professores e técnico-administrativos (TAEs) para discutir políticas de ações afirmativas dentro da Universidade. A programação ocorreu nos últimos dias 5 e 6, no Anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH), com a realização de Grupos de Trabalho e plenárias que buscaram refletir sobre as temáticas no âmbito da identidade de gênero e diversidade sexual, da inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência, da vulnerabilidade social e das relações étnico-raciais.

Segundo o diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira, as conversas desenvolvidas no decorrer do evento foram muito positivas no sentido de que surgiram demandas apresentadas pelos diversos segmentos da comunidade universitária, principalmente dos grupos que envolvidos com as temáticas das ações afirmativas. “O que foi apresentado na assembleia final serviu para o surgimento de diversas reivindicações, demandas que precisam ser organizadas e atendidas pela instituição. Algumas delas com relação à necessidade de mais intérpretes de libra, à questão da inclusão de conteúdos formativos sobre história e cultura africana e afro-brasileira nos diversos cursos da graduação, questões das mulheres e da comunidade LGBTTI. Vários pontos desses grupos surgiram e eu penso que contribuirão para que o Fórum da Diversidade possa pensar as políticas para também solucionar essas necessidades e tornar a universidade mais democrática e mais diversa”.

A presença dos alunos foi mais significativa que a de professores e TAEs no “Diversidade na UFJF”, segundo Julvan Moreira, apesar da presença das últimas duas categorias ter se mostrado importante. Ao final da programação, uma plenária no anfiteatro ocorreu para se pensar a nomeação das pessoas que comporão o Fórum de Diversidade da UFJF, tendo sido aprovado a seguinte composição: quatro representantes para cada um dos seis Grupos de Trabalho que se reuniram ao longo do evento, sendo dois estudantes, um TAE e um professor. Além desses, duas representações da Diretoria de Ações Afirmativas, da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, uma da Pró-Reitoria de Graduação, um da Pró-Reitoria de Extensão, uma do sindicato dos professores, uma do sindicato dos técnico-administrativos, uma do Diretório Central Estudantil (DCE), além da escolha de um representante da comunidade externa para cada Grupo de Trabalho.

No evento não se retirou todos os representantes e a assembleia encaminhou para que a Diretoria de Ações Afirmativas, com uma comissão representada por pessoas dos seis Grupos de Trabalho pense os critérios para o fechamento dos representantes do Fórum da Diversidade. “O Fórum terá reuniões ordinárias a fim de elaborar a Política de Ações Afirmativas da Universidade” ressalta Julvan Moreira.

No evento também ocorreu aprovação de uma moção de repúdio ao texto do Plano Municipal de Educação, aprovado há poucos dias na Câmara de Vereadores da cidade e sancionada pelo prefeito, que restringiu o conceito de diversidade humana à deficiência, às altas habilidades ou superdotação e aos transtornos globais do desenvolvimento, desconsiderando a compreensão do conceito de “diversidade” presente na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Constituição Brasileira e no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.

Outras informações: (32) 2102-6919 (Diretoria de Ações Afirmativas-UFJF)