Curso reúne conhecimento técnico para atuar através de estágios e atividades de extensão (Foto: Géssica Leine)

Curso busca tornar-se o mais próximo das rotinas práticas do mercado de trabalho (Foto: Géssica Leine)

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que iniciou suas atividades de docência em 2011, foi avaliado, pela primeira vez, pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em 2015: 37 alunos prestaram o Exame, e obtiveram a nota máxima (5).

Entre os 11 cursos da UFJF avaliados, 70% conquistaram a nota 5, enquanto 90% alcançaram os conceitos 4 ou 5, os maiores estipulados pela avaliação. A escala de notas vai de 1 a 5, e cada curso é avaliado com a periodicidade de três anos.

O curso iniciou suas atividades de docência no ano de 2011, e sua primeira participação no Enade foi no ano de 2015, obtendo a quinta colocação no ranking nacional. Após esse resultado, vejo que o curso será mais observado tanto pela comunidade acadêmica, quanto pelo mercado de trabalho, em níveis regional e nacional. E, para outros atores, como o Conselho Regional de Ciências Contábeis de Minas Gerais, seremos referência, pela posição de primeiro lugar no estado”, afirma o coordenador do curso, Rodrigo Ferraz.

Além de Ciências Contábeis, outros sete cursos da Instituição — Administração, Direito diurno, Direito noturno, Jornalismo diurno, Jornalismo noturno e Psicologia — conseguiram a nota máxima no Conceito Enade, um indicador de qualidade que avalia o desempenho de estudantes através de uma prova aplicada próxima ao término da graduação.

O coordenador celebra a pontuação e afirma que, apesar do pouco tempo de existência do curso, o resultado reflete o esforço coletivo da Faculdade em oferecer excelência na formação dos futuros profissionais. “Sem dúvida, para a Facc, representa o resultado de todo um trabalho desempenhado, dos docentes aos discentes. Desde sua criação, o curso buscou tornar-se o mais próximo das rotinas contábeis na prática, sempre atualizando os materiais didáticos, e procurando integrar cada vez mais a realidade dos alunos ao mercado de trabalho.”

Ferraz atribui a nota à dedicação total dos discentes ao Enade e à preparação dos docentes não somente na aproximação da data do exame, mas assim como, no dia-a-dia. “Desde o primeiro até o último dia de aula do aluno, os docentes têm sempre a preocupação de adaptar os discentes ao mercado de trabalho, seja no segmento privado, seja na iniciativa pública”.

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em 2015 – ano em que foi aplicado o Enade – existiam no Brasil cerca de 893 Instituições de Ensino Superior (IES) oferecendo o curso Ciências Contábeis, sendo 103 públicas e 790 privadas.

Outras informações:
(32) 2102-3521 – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis