Os alunos do terceiro e do quarto períodos da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Juiz de Fora  (UFJF), campus sede, destacaram-se no primeiro exame da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem). De caráter obrigatório e com a aplicação realizada em novembro de 2016, os estudantes da Famed superaram as médias estaduais e nacionais no nível adequado de proficiência do exame. O resultado da avaliação foi divulgado na última sexta-feira, dia 24, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A Famed obteve as seguintes classificações:

Proficiência média UFJF= 107,7

Proficiência média MG= 100,3

Proficiência média Sudeste= 99,6

Proficiência média Brasil= 100,0

Com questões objetivas e discursivas, a Anasem avaliou o desempenho dos estudantes em três níveis de proficiência: básico, adequado e avançado. Enquanto a média nacional dos estudantes no nível avançado nas questões objetivas atingiu somente 1,9% dos alunos, a média da Famed chegou aos 9,2% nessa categoria.

Confira os resultados de proficiência no nível avançado das questões objetivas:

UFJF= 9,2%

MG= 2,3%

Sudeste= 1,9%

Brasil= 1,9%

Em uma avaliação geral do processo que envolve a aplicação do exame e seus resultados, a coordenadora do curso de Medicina da UFJF, Ivana Damásio, aponta que “ele representa o reflexo de um trabalho excepcional desenvolvido na Faculdade de Medicina da UFJF, onde alunos, professores e técnico-administrativos buscam de maneira conjunta a excelência em todos os aspectos do ensino superior”.

Compartilhando do entusiasmo de Ivana, a diretora da Faculdade de Medicina,  Maria Cristina Vasconcellos Furtado, comemorou o resultado, destacando que essas notas representam um trabalho de longa data realizado na Famed, com “a implementação de uma metodologia de ensino moderna e ativa, que têm obtido boa recepção entre os alunos que se demonstram cada vez mais interessados no aprendizado”.  

Sendo um exame novo, com sua primeira edição tendo ocorrido no ano passado, a diretora de Avaliação Institucional da UFJF,  Michele Farage, destaca que, mesmo em meio a uma grande preocupação com relação ao formato da prova, os alunos da Famed se destacaram e obtiveram excelentes resultados. “Os números obtidos pelos estudantes de Medicina de Juiz de Fora, mostram que a Universidade está no caminho certo para a formação de bons profissionais no campo da medicina. O destaque fica para o fato de a UFJF ter quase 10% de seus alunos dentro de uma categoria de proficiência avançada, enquanto a taxa nacional foi de 1,9%..”

O resultado completo da avaliação está disponível somente para os coordenadores de curso das faculdades. O curso de Medicina do campus de Governador Valadares também participou da prova, sendo que os resultados ainda serão divulgados.

Anasem

Instituída pela Portaria MEC nº 982, de 25 de agosto de 2016, a Anasem tem como objetivo avaliar os estudantes de graduação em medicina, do segundo, quarto e sexto anos, por meio de instrumentos e métodos que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.

Segundo o Inep, a Anasem conseguiu mobilizar todas as escolas brasileiras de educação médica e seus resultados abarcam a avaliação de 91% dessas instituições, totalizando 233 cursos e 22.086 estudantes matriculados no segundo ano.

Sendo uma avaliação seriada das Faculdades de Medicina do país, a diretora de Avaliação Institucional, Michele Farage, destaca o fato de que esse processo configura uma “importante forma de acompanhamento do desempenho dos estudantes e do próprio curso  – sendo, juntamente com os outros instrumentos de avaliação de cursos (Enade, avaliações in loco)  uma ferramenta para o aprimoramento do Projeto Pedagógico do Curso, uma vez que permite a identificação de pontos fortes e a detecção de pontos a melhorar, visando uma formação de qualidade.”

A segunda edição da Anasem acontecerá no dia 18 de outubro de 2017 e será aplicada para os estudantes matriculados no segundo e quarto ano dos cursos de medicina. Em breve o Inep divulgará as informações sobre os procedimentos de inscrição.