(Foto: Alexandre Dornelas)

A ação se divide em dois turnos e vai até esta sexta-feira, 24 (Foto: Alexandre Dornelas)

Nesta semana, o núcleo juiz-forano da organização não-governamental Engenheiros Sem Fronteiras (ESF) está realizando uma Semana de Consciência Ambiental no Instituto João Emílio.

A ação se divide em dois turnos e vai até esta sexta-feira, 24, visando conscientizar as crianças da instituição sobre a preservação do meio ambiente. Durante a semana, serão abordados diversos temas como lixo, água, meio ambiente e reciclagem, além de brincadeiras e oficinas de brinquedos feitos com garrafa pet.

De acordo com assessora de projetos da ONG, Fernanda Deister, a iniciativa surgiu em parceria com a própria instituição, além da oportunidade de abordar as temáticas nesta semana. “Para nós da ESF é muito importante tratar desses temas, ainda mais diante do fato de que nesta semana se comemora o Dia Mundial da Água. Nosso trabalho busca conscientizar as crianças desde cedo, e assim elas podem levar esses temas para dentro da própria casa, sendo também disseminadores dessa informação para seus familiares”,  afirma a estudante de Engenharia Ambiental da UFJF.

O trabalho serve como auxílio às atividades já desenvolvidas dentro do próprio Instituto João Emílio: “Essa parceria reforça nosso trabalho aqui dentro da instituição, e nesta semana as crianças poderão aproveitar esses temas importantes e depois colocarem em prática, seja em casa ou até mesmo aqui dentro, como o plantio e cultivo de nossa horta”, destaca a coordenadora pedagógica Helaine Andrade.

“Na própria sala de aula somos incentivados a trabalhar com a conscientização, seja em casa, na comunidade ou em outro lugar. Com esta ação, podemos então colocar em prática o trabalho de conscientização de outras pessoas e poder passar um pouco do que sabemos, sendo um diferencial na vida delas”, conclui Fernanda.

Outras informações: juizdefora@esf-brasil.org (Engenheiros Sem Fronteiras)