24719509082_8b0e76028d_zSeja bem-vindo, calouro! Com a efetivação da matrícula, você agora pode se considerar aluno da UFJF!

As primeiras semanas de aula marcam o início de uma nova etapa na sua vida e, para facilitar, você encontrará no Portal do Estudante informações indispensáveis para a vida acadêmica. A Universidade é mesmo um universo – de possibilidades, de conhecimento, de experiências. Prepare-se lendo o Manual do Calouro e aproveite ao máximo!

As aulas do primeiro semestre no campus Juiz de Fora começam no dia 6 de março e, em Governador Valadares, no dia 10 de abril. O curso de Odontologia de GV tem calendário diferente e, neste caso, quem passou deve aguardar até 22 de maio para entrar em sala. Confira as datas importantes desses calendários aqui.

A matrícula dos calouros nas disciplinas é feita pela Cdara – aquele mesmo pessoal que recebe os documentos da matrícula. Essas disciplinas estarão registradas no Siga, mas caso você não consiga visualizar, procure a secretaria ou coordenação de seu curso no primeiro dia de aulas. Lá estarão disponíveis os horários e o mapa de sala. A Central de Atendimento, localizada no prédio da Reitoria, no campus Juiz de Fora, também poderá ajudar.

Já nos próximos semestres, cabe ao estudante fazer sua própria matrícula pelo Siga. Há um período específico para isso, previsto pelo calendário acadêmico.

Siga

Para começar a utilizar o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), basta clicar em “meu primeiro passo” e digitar seu CPF em “login”. Será enviado um código de ativação para o e-mail informado na matrícula. Após receber o código, o estudante tem o seu login ativado e pode acessar o sistema.

O Siga gerencia as informações acadêmicas e administrativas da UFJF. Através dele, os alunos podem acessar informações sobre disciplinas, horários, salas, notas, imprimir histórico escolar e comprovante de matrícula, solicitar matrícula em disciplinas, solicitar trancamento de disciplinas ou do curso, atualizar informações cadastrais, reservar e renovar o empréstimo de livros da biblioteca e participar de sorteios de ingressos para eventos realizados no Cine-Theatro Central.

Biblioteca oferece milhares de títulos

Biblioteca oferece milhares de títulos, basta buscar pelo Siga e depois reservar

A UFJF possui 18 bibliotecas, e o acervo de milhares de exemplares contempla todas as áreas do conhecimento. Sabia como pedir empréstimo de livros e utilizar outros serviços em: http://www2.ufjf.br/estudante/biblioteca/

Carteirinha

Aproveite a primeira semana de aula para fazer seu cartão de acesso ou carteirinha. Ela possibilita, principalmente, a entrada no Restaurante Universitário (RU) e o uso das bibliotecas.  Em Juiz de Fora, as carteirinhas são confeccionadas no RU do campus. Uma equipe geralmente se desloca para Governador Valadares para fazer o procedimento em período específico. Veja mais informações: http://www2.ufjf.br/estudante/carteirinha/

Transporte

Como chegar à UFJF? Essa é uma dúvida frequente dos calouros. A primeira dica é tentar localizar seus pontos de interesse pelo mapa. Ele também está disponível nos pontos de ônibus dentro do campus. Na página http://www2.ufjf.br/estudante/transporte você confere todas as linhas de transporte urbano disponíveis e fica sabendo como funciona o transporte dentro do campus Juiz de Fora (ônibus cinza). Esses circulam dentro do campus, levam você até ao RU, e chegam a outras unidades fora do campus.

Restaurante Universitário (RU)

RU oferece refeições balanceadas a preços acessíveis

O RU é uma boa opção para o estudante que precisa fazer refeições fora de casa: oferece refeições diversificadas e preparadas por orientação de uma equipe especializada. Dê uma olhada no cardápio no Portal do Estudante. São duas unidades em cada um dos campi. Em Juiz de Fora, no campus, próximo à Faculdade de Engenharia, serve almoço, jantar e café da manhã, e no Centro de Juiz de Fora, na Rua Santo Antônio, próximo ao Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (Mamm), serve apenas almoço. Em Governador Valadares, as unidades do RU funcionam nos prédios da Univale e do Pitágoras.

Para poder utilizar o restaurante é necessário que o estudante apresente a carteirinha para comprar os tickets no local. Almoço e jantar custam R$ 1,40 cada um e desjejum R$ 0,50.

Apoio Estudantil

Com o objetivo de dar condições aos alunos de se dedicarem integralmente aos estudos, a UFJF oferece o Programa de Assistência Estudantil, que consiste em modalidades de bolsas de auxílio financeiro, além de apoio psicológico e pedagógico aos estudantes. O aluno interessado pode dar início ao processo de auxílio a qualquer momento, através do Siga, desde que atenda às condições socioeconômicas. Para os ingressantes pelos grupos de cotas A e B, será utilizada a documentação entregue na matrícula. Saiba mais.

Bolsas e outras oportunidades

Há muitas oportunidades além da sala de aula. Bolsas de treinamento profissional, monitoria, iniciação científica e extensão, programas de educação tutorial (PET e GET), empresas juniores e os estágios. As bolsas variam de R$ 340 a R$ 400. Para quem é calouro, vale tentar uma vaga como voluntário para adquirir mais experiência.  Os editais são abertos geralmente no início de cada semestre. São centenas de vagas! Fique atento aos murais da faculdade, nas secretarias e encontre as oportunidades no Portal do Estudante.

Informação

A UFJF disponibiliza canais oficiais de divulgação de notícias e interação com seus públicos. São três portais e quatro páginas e perfis em redes sociais. O Portal da UFJF possui foco em conteúdo institucional, dedicado ao público externo, e os portais do Estudante e do Servidor atendem à comunidade interna.  Nas mídias sociais, a Universidade está presente no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Youtube.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato pelo faleconosco@ufjf.edu.br ou pelo estudante@comunicacao.ufjf.br.