dissertação ambiente construído

Dissertação apresentada nessa quinta-feira reforça as pesquisas na área (foto: arquivo pessoal)

O mestrando José Leonardo Marcelo Afonso, do Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído (Proac) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), defendeu, nessa quinta-feira, 16, a dissertação “Potenciais impactos socioeconômicos e ambientais na ativação de Trem Turístico na Zona da Mata Mineira.”

O trabalho visualiza a possibilidade de se implantar um  trem  turístico  na  região da  Zona  da  Mata Mineira, na microrregião de Juiz de Fora, compreendendo as características socioeconômicas dos  municípios envolvidos na ativação de uma possível nova linha férrea. A pesquisa também prevê os potenciais impactos  socioeconômicos  e  ambientais na  região.

“O transporte turístico ferroviário abrange diversas áreas distintas. Engenharias, economia, turismo, arquitetura e urbanismo são áreas que podem facilmente se interligar de acordo com o objetivo específico de uma pesquisa. No âmbito social, enxergo que a memória do transporte ferroviário no Brasil pode oferecer oportunidades de desenvolvimento para determinadas regiões no país, mas para isso acontecer, muito estudo ainda deve ser feito”, acredita o pesquisador.

Através de uma revisão bibliográfica voltada para a história do setor ferroviário no Brasil, a dissertação elucida o panorama atual das ferrovias no país, bem como os atuais trens turísticos operantes. Em um segundo momento da pesquisa, faz-se o levantamento de dados socioeconômicos dos municípios envolvidos no recorte espacial e de que forma a cultura ferroviária atualmente se faz presente neles. A rota do novo trem é baseada, também, em conceitos urbanísticos aplicados, para que se consiga visualizar os possíveis impactos que podem ser causados na região.

De acordo com Afonso, “a produção de livros sobre o transporte turístico no Brasil ainda é bem reduzida. Um número maior de textos sobre o tema é encontrado em forma de artigo e notícias na web, dando um parecer de que há interesse no tema, mas a pesquisa científica ainda está um pouco lenta nessa área.”

Participaram da banca examinadora os professores José Alberto Barroso Castañon (que orientou a pesquisa) e Maria Teresa Gomes Barbosa (UFJF) e Gheysa Lemes Gonçalves Gama (Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – IF Sudeste).

Contato:

José Leonardo Marcelo Afonso (orientando)
jleonardoafonso@gmail.com

José Alberto Barroso Castañon (orientador)
jose.castanon@ufjf.edu.br

Outras informações: (32) 2102-6465 – Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído