Brasil – Cientistas do Paraná divulgaram nesta quarta-feira (20) o resultado de uma pesquisa que confirma a capacidade do zika vírus de atravessar a placenta de gestantes. O Instituto Carlos Chagas, da Fiocruz de Curitiba, encontrou traços de DNA do vírus em amostra de tecido de uma mulher que teve a gravidez interrompida. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Com a chegada do calor, doenças conhecidas como arboviroses, a partir de picada de insetos, preocupam a população (Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas)

Com a chegada do calor, os casos de doenças como zika, chikungunya e dengue, também conhecidas como arboviroses, voltam a preocupar. Estas doenças são mais frequentes em estações quentes e chuvosas e podem ser agravadas pela perda de líquido, fato comum no calor.

Com a intenção de orientar e tirar dúvidas da população, a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, nesta sexta, 21, uma campanha de esclarecimento sobre arboviroses no PAM Marechal, das 9h às 17h, com material fornecido pelo Conselho Federal de Farmácia, em parceria com o Departamento de Práticas Integrativas e Complementares da Prefeitura de Juiz de Fora.

A campanha acontece em outros municípios do Brasil e é coordenada pelos Conselhos Regionais de Farmácia. Embora, nas últimas edições, a campanha tenha sido feita no dia 25 de setembro, a data foi deslocada este ano, na cidade, para que coincidisse com a 4ª Semana do Farmacêutico, que tem como tema “Uma Abordagem Multidisciplinar”.

Para o professor da Faculdade de Farmácia e organizador da campanha, Marcelo Silvério, a orientação é parte essencial na prevenção dessas doenças e na tentativa de evitar o uso incorreto de medicamentos. ”É uma campanha onde alunos e professores da Farmácia vão abordar as pessoas, contando com uma cartilha e passando dicas de prevenção, formas de cuidado, podendo assim, tentar eliminar a cadeia de transmissão e a auto-medicação”.

Outras informações:
Faculdade de Farmácia da UFJF