29654960090_c5caae1e8a_o

Primeiro evento do gênero, oficina acontece nos dias 5 e 6 de outubro (Foto: Luiz Carlos Lima)

A Diretoria de Avaliação Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizará, nos dias 5 e 6 de outubro, a I Oficina de Avaliação no campus Juiz de Fora. O evento tem como objetivo principal qualificar os novos membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA/JF), que iniciam a gestão em 1º de outubro deste ano.

Segundo a diretora da Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, a realização da oficina tem grande relevância por conta da renovação dos membros da Comissão de Avaliação e devido à necessidade de conhecimentos específicos para realização de determinadas atividades. “A avaliação não é simples, pois envolve aspectos técnicos e, como a CPA foi renovada com 12 novos membros, a oficina se faz necessária para explicação quanto às legislações e os procedimentos para realizar uma boa coleta de dados para, assim, obter uma avaliação adequada.”

Inscrições e conteúdo

O evento será ministrado pela pedagoga e integrante da CPA do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG), Jacqueline Moreno Theodoro Silva. Entre os assuntos a serem tratados estão o Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil (Lei Sinaes), instrumentos de avaliação internos e externos, regulamentação para relatórios de autoavaliação e a experiência do Cefet/MG na área.

As inscrições devem ser feitas  através do email secretaria.avaliacao@ufjf.edu.br. As vagas são limitadas, mas os interessados podem se manifestar pelo email uma vez que, caso exista disponibilidade, estudantes, técnicos e coordenadores de cursos  também poderão se inscrever. O evento acontecerá na Faculdade de Letras e o local será divulgado no site da Diretoria de Avaliação Institucional.

A primeira atividade para os novos membros é a coleta e análise de dados para fins de elaboração do Relatório de Avaliação Institucional de 2016, voltado para avaliar a instituição, a relação entre a missão e as políticas institucionais efetivamente realizadas, visando a melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento.

Outras informações:

(32) 2102-3915 (Diretoria de Avaliação Institucional)

Comissão Própria de Avaliação