Bacharelado em Artes Visuais adaptou-se ao longo das décadas e figura com um dos cursos mais tradicionais da Universidade (Foto: xxx)

Bacharelado em Artes Visuais adaptou-se ao longo das décadas e figura com um dos cursos mais tradicionais da Universidade (Foto: Foto: Géssica Leine)

O Bacharelado em Artes Visuais do Instituto de Artes de Design (IAD) obteve a nota máxima, 5, na avaliação para reconhecimento de curso realizada pela comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

A diretora de Avaliação Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Michèle Farage, frisou que a nota “é resultado conjunto do esforço dos docentes e técnicos administrativos do IAD, e também da administração que se empenhou para responder às demandas relacionadas aos requisitos legais exigidos pelo MEC”.

Tradição

Para coordenadora, resultado é reflexo de fatores como “corpo docente consolidado, pesquisa em arte fortalecida, boa infraestrutura e alunos preparados e interessados”. (Foto: Rafaela Almeida)

Para coordenadora, resultado é reflexo de fatores como “corpo docente consolidado, pesquisa em arte fortalecida, boa infraestrutura e alunos preparados e interessados”. (Foto: Rafaela Almeida)

O diretor do IAD e docente do Bacharelado em Artes Visuais, Ricardo Cristófaro, afirma que o resultado confirma o empenho e o sucesso na construção de um curso de qualidade ao longo de mais de 40 anos. “Se trata de um dos cursos mais antigos da UFJF, existente desde 1970”, aponta. “Embora sua nomenclatura tenha mudado ao longo dos anos, para se adequar à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a história continua a mesma. Por meio dela, a UFJF possui uma tradição em formação artística, demonstrada através da forte e constante procura pelo curso por artistas da região de Juiz de Fora e entornos.”

A coordenadora do Bacharelado em Artes Visuais, Priscilla de Paula, ecoa o conceito de tradição levantado pelo colega. “Este resultado na avaliação reflete a responsabilidade que temos com essa tradicionalidade”, declara. “Também é um reflexo de tudo que construímos e estabelecemos — corpo docente consolidado, pesquisa em arte fortalecida, boa infraestrutura  e alunos preparados e interessados. Estamos todos felizes com isso e cientes de que é algo que vem sendo estruturado há décadas.”

Na imagem, instalação artística no IAD (Foto: Rafaela Almeida)

Na imagem, instalação artística no IAD (Foto: Rafaela Almeida)

Avaliação

A comissão avaliadora visitou as dependências do IAD entre os dias 14 e 17 de setembro, avaliando quesitos como condições de oferta e continuidade do curso, justificativa desta oferta em relação ao contexto local e regional, a coerência das competências e habilidades disponibilizadas para os alunos e a valorização do processo criativo, por exemplo. “Pondera-se que, de modo geral, o Bacharelado em Artes Visuais apresenta um conceito excelente de qualidade frente aos registros constantes na presente, sendo pertinente sua conservação”, determina o relatório.

Outras informações :

Bacharelado em Artes Visuais

(32) 2102-3350 (Secretaria do Instituto de Artes e Design)