Nuno Balhau, CEO da OPT Soluções, participará de atividades em Nova York (EUA). (Foto: Lucas Guedes)

De acordo com diretor comercial da OPT Soluções, Nuno Balhau, procura pelos serviços da empresa está se expandindo pela América do Sul  (Foto: Lucas Guedes)

A Startup OPT Soluções, empresa incubada pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da UFJF, foi classificada para a terceira etapa do InovAtiva Brasil, programa de aceleração para negócios inovadores. O resultado foi divulgado nesta segunda, 11, pelo InovAtiva. Nesta nova etapa, as selecionadas receberão mais sete semanas de mentoria e capacitação online, fechando com dois dias de treinamento intensivo, antes do chamado Demoday InovAtiva, que acontecerá em 29 de agosto. Neste dia, as empresas apresentarão seus negócios para a maior banca de startups do país, em São Paulo.

O principal serviço da OPT, o site Peça Agora, é focado em vendas de produtos automobilísticos e investe na ideia de aproximação entre os potenciais clientes e os serviços do setor. Vinculada ao Critt desde 2013, a empresa, além de conquistar espaço no mercado, vem se destacando em programas de apoio a startups. A OPT Soluções se qualificou para avançar de fase no InovAtiva após passar por uma mentoria com profissionais da Bosch.

O programa InovAtiva, criado em 2013 pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), auxilia, orienta e capacita empreendedores iniciantes. O foco é o empreendedorismo inovador, estabelecendo conexão com parceiros, mentoria com profissionais renomados e vantagens em outros programas públicos e privados de fomento à inovação. Do termo inglês “mentoring”, mentoria pode ser traduzido como apadrinhamento ou mentorado, e consiste em uma pessoa mais experiente transmitir conhecimentos para uma menos experiente.

“Identificamos as oportunidades de comercialização de peças pela internet ao dar consultoria na gestão de grandes frotas. Criamos então o Marketplace, que reunirá fábricas, comerciantes e usuários aproximando-os”, afirma o diretor financeiro da OPT, Felipe Bronté. “A mentoria nos fez amadurecer e evoluir na comercialização com grandes distribuidores”.

A expectativa agora é de aproveitar a oportunidade de estar com investidores e apresentar o Valuation da empresa. “Com a presença no InovAtiva, conseguimos contato com fabricantes de autopeças internacionais e agendamos reuniões. A procura do serviço está se expandindo para a América do sul, e estes estão demandando atenção” afirma o diretor comercial da empresa, Nuno Pires.